Você provavelmente já entrou em parafuso tentando acalmar seu bebê, sem entender o porque dele estar tão irritado, chorando, sem querer se alimentar ou dormir. Mesmo após tentar de tudo, de conforta-lo, compressas na barriguinha achando ser cólica, e ele simplesmente não melhorar. Já percebeu que isto acontece em ciclos? Na verdade o que pode estar acontecendo são os chamados “Saltos de desenvolvimento”. Desde o nascimento da Sofia, conforme os meses foram ando, nos deparamos com essas situações, e logo descobrimos alguns estudos sobre essas fases dos bebês. Olha, é surpreendente como os “guias ou calendários” que orientam o momento dessas fases são precisos (nós usávamos o App “As semanas mágicas”).
Nesses saltos os bebê aprendem novas habilidades, e seus cérebros se abrem para novas possibilidades. Ao tentar explorar essas novas habilidades é normal que se irritem e chorem mais. Afinal, um novo mundo se abriu a sua frente, e ele buscará explora-lo e controlá-lo. Quando percebíamos que a Sofia estava diferente, mais quieta ou irritada, corríamos para o tal “calendário”, e era batata, lá estavamos nós atravessando mais um salto de desenvolvimento. Após entender o que está acontecendo tudo fica mais fácil, e se torna mais prazeroso observar o desenvolvimento dos nossos filhos. Manter a rotina nesses momentos é primordial, principalmente na hora de dormir, pois isso irá ajuda-los a ar melhor por esses picos. Nessa hora a participação e atenção do pai é muito importante, tanto para ajudar o filho, como também para ajudar a mãe. Como o bebê fica mais agitado e ansioso, é natural o apego à mãe aumentar nesses momentos.
Com isso o desgaste da mãe também aumentará, cabendo ao pai acolhê-la e dar todo o e necessário. Aproveite para aprender junto com seu bebê, ajude-o com essas novas habilidades e crie um vínculo forte com ele. Como tudo a muito rápido, até mesmo esse período exaustivo trará saudades no futuro. Na próxima semana falaremos sobre os primeiros os do bebê, momento em que um mundo se abre, e com ele novos desafios.
LEIA TAMBÉM:
Como fazer a leitura de rótulos de alimentos e a importância disto para uma alimentação saudável
Saiba as indicações de uso das lentes gelatinosas multifocais, uma alternativa segura e confortável
Coluna Squadra Celeste: Pede pra sair
Datena. Uma vergonha para todos nós
Quatro dicas infalíveis para melhorar a postura na hora de estudar
Coluna Alma Alvinegra: O atleticano em êxtase