A dor lombar, ou lombalgia, é queixa comum em indivíduos de todas as faixas de idade. Ela é considerada a maior causa de incapacitação no mundo, além de ser o segundo motivo mais frequente de faltas no trabalho. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) 7 em cada 10 pessoas, ao longo da vida, vão sentir algum tipo de dor nas costas.
Os casos mais comuns são os casos de contraturas mecânico-posturais (distensões e entorses), resultantes de movimentos bruscos ou de mau jeito na hora de pegar e levantar objetos pesados, por exemplo.
Alguns fatores como o envelhecimento, sedentarismo, tabagismo, erros de postura, obesidade e perda de massa muscular também podem ser a causa da dor lombar. Saber identificar a causa do mal-estar é a melhor forma de encontrar a solução ideal para cada indivíduo. A partir dessa identificação o analgésico e os exercícios fisioterapêuticos poderão fazer parte do tratamento. Mas o ideal é sempre sob prescrição de um especialista.
Erroneamente, muitos pacientes acreditam que a dor nas costas aparece só pelo sedentarismo ou só pela falta de atividades, mas alguns pacientes apresentam fraturas e contraturas decorrentes do exagero na prática de esportes (muitas repetições de movimentos que envolvem a lombar, como abdominais, pode vir a sentir dor).
Veja como prevenir dores na lombar:
- Mantenha o peso sob controle;
- Pratique exercícios de alongamento regularmente;
- Faça 30 minutos de atividade aeróbica moderada (caminhada, bicicleta, hidroginástica) ao menos três vezes por semana;
- Fortaleça os músculos do tronco com exercícios adequados ao seu nível de condicionamento;
- Evite ficar muito tempo na mesma posição (sentado ou em pé); levante-se e movimente-se a cada hora;
- Não fume;
- Cuidado quando for levantar peso: você deve flexionar os joelhos, usar a força do abdômen e das coxas e manter o objeto próximo ao corpo. Nunca tente alcançar algo no chão descendo o tronco com as pernas estendidas;
- Procure formas de istrar situações de estresse;
- Prefira colchões firmes.
Projeções crescentes de inflação, e agora?
Evitando os erros na assistência
Adoce o fim de semana com o delicioso Alfajor de Colher
Amigas do Rei: do sonho de uma Confraria até a realidade
A peça predileta do outono-inverno 2021