A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) reafirmou seu compromisso com a inovação e a competitividade da indústria mineira durante a reunião do Conselho de Gestão e Competitividade, realizada em 20 de maio, na sede da entidade, em Belo Horizonte.
O encontro foi presidido por Ivana Serpa e contou com uma programação voltada à transformação digital e ao fortalecimento setorial.
O destaque da reunião foi a palestra “IA no Sistema FIEMG”, ministrada por Bruno Roberto, gerente de Desenvolvimento Digital e Inteligência de Dados.
Ele apresentou soluções já implementadas, como:
Agente Genérico (Copilot 365): treinamento de multiplicadores para uso estratégico da IA;
FIEMG Chat: ferramenta de consulta a normativas com linguagem natural, via Microsoft Teams;
Copilot Studio: criação de chatbots personalizados para atendimento;
Ferramentas de detecção de fraudes e visão computacional: aplicadas à segurança do trabalho e ergonomia, com alertas em tempo real.
Segundo Bruno, essas iniciativas estão focadas em aumentar a produtividade, melhorar a segurança e agilizar processos internos, inclusive no recrutamento de talentos, com uso de IA para cruzamento de perfis comportamentais e vagas.
Durante a abertura, Ivana Serpa ressaltou a importância da adaptação às novas tecnologias:
“Desmistificar a inteligência artificial é essencial para que ela atue como aliada — não para substituir pessoas, mas para simplificar rotinas, aumentar a produtividade e gerar valor.”
A segunda parte da reunião contou com a apresentação de Alice Machado Campos, da área de Desenvolvimento Setorial do IEL, que compartilhou os projetos voltados à solução de desafios reais da indústria, por meio de ações como cursos, consultorias, estudos e planos estratégicos.
Entre os programas em destaque estão:
FIEMG Competitiva
Indústria Forte (parceria com o SEBRAE e IEL)
PROCOMPI (realizado em parceria com SEBRAE, CNI e IEL)
As soluções oferecidas contemplam áreas como gestão empresarial, inovação, logística, vendas, finanças e recursos humanos, com atendimento a empresas de todos os portes.
Os valores de adesão são íveis: R$ 490 para micro e pequenas empresas e R$ 980 para médias e grandes.
O encontro também contou com a participação de Lúcio Machado, da ADCE-MG (Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas), que destacou a relevância de manter os valores universais no ambiente de negócios..