No próximo dia 29 de maio, consumidores de todo o país terão a oportunidade de adquirir produtos e serviços com descontos que chegam a 70% durante o Dia Livre de Impostos (DLI).
A ação, que ocorre simultaneamente em diversos estados brasileiros, é promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e pela CDL Jovem BH, e tem como objetivo conscientizar a população sobre a alta carga tributária embutida nos preços dos produtos.
Em Belo Horizonte, mais de 1.400 pontos de venda — entre lojas, drogarias, supermercados, postos de gasolina e shoppings — participam da iniciativa, que este ano chega à sua 19ª edição.
Entre os itens com descontos estão calçados, roupas, material de construção, artigos para o lar, medicamentos, alimentos, gasolina, além de serviços como cinema.
“O Dia Livre de Impostos é antes de tudo uma iniciativa educativa de cidadania. É um protesto conjunto de consumidores e lojistas contra a carga tributária excessiva no Brasil”, destaca Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL/BH. “
A ação expressa a exaustão da população e dos empresários diante da inável carga tributária sem a devida contrapartida”, completa.
Produtos e descontos que fazem a diferença no bolso
A Casa Falci, especializada em material de construção, irá vender, entre outros produtos, o saco de cimento CSN de 50kg, normalmente vendido a R$ 37,90, por R$ 26,90.
Duchas, tintas, tubos e manta asfáltica também estarão com preços reduzidos.
A Magazine Diniz, com sete lojas na capital, oferece cerca de 100 produtos isentos de impostos, incluindo jogos de taças, bombonieres e mantas.
A Saron Cortinas, com nove lojas em BH, participa com diversas cortinas, e a tradicional loja Babita promove descontos em itens da coleção Outono/Inverno.