FIEMG debate investimentos socioambientais e desafios regulatórios em reunião do CEMA

reuniu representantes da indústria e especialistas para debater avanços e desafios na agenda ambiental. Foto: Sebastião Jacinto Júnior/Fiemg.

O Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CEMA) da FIEMG realizou reunião no dia 12 de maio, na sede da Federação, em Belo Horizonte.

O encontro, conduzido pelo presidente do colegiado, Mário Ferreira Campos Filho, reuniu representantes da indústria e especialistas para debater avanços e desafios na agenda ambiental.

A programação teve início com a palestra de Ísis Machado e Juliana Bedoya, da Anglo American Minério de Ferro Brasil S.A., que apresentaram os investimentos socioambientais da empresa em Conceição do Mato Dentro.

Publicidade

Foram mais de R$ 898 milhões aplicados desde 2007 em áreas como saúde, educação, cultura e meio ambiente. Destaques incluem a restauração da bacia do Ribeirão Santo Antônio, premiada pela UNESCO, e projetos de reuso de água, proteção de cavernas e preservação de patrimônio cultural.

Na sequência, Patrícia Sena, da Gerência de Meio Ambiente da FIEMG, apresentou a minuta da Deliberação Normativa do CERH, que trata da suspensão e cassação de outorgas de uso da água por inadimplência no pagamento pela utilização dos recursos hídricos.

Danielle Wanderley, advogada da FIEMG, compartilhou os principais temas debatidos na 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, realizada em Brasília.

A conferência abordou pautas estratégicas como desmatamento zero, justiça climática, bioeconomia, transição energética e economia circular.

Também foi apresentada a Instrução Normativa nº 19/2025, por Priscila Sette, analista ambiental da FIEMG, que trata do controle de espécies exóticas invasoras em Unidades de Conservação federais.

Outros temas abordados incluíram o PL 2.159/2021 (Lei Geral de Licenciamento Ambiental), a revisão do Plano Estadual de Recursos Hídricos, atualizações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a Resolução Conjunta SEMAD/IEF nº 3132/2022.

Os participantes ainda foram convidados a acompanhar o World Circular Economy Forum (WCEF), que ocorre entre 13 e 16 de maio, em São Paulo, com foco em logística reversa e economia circular.

Leia mais:

PBH reduz em 75% o tempo de concessão de aposentadorias

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade