A 8ª edição do Circuito Gastronômico de Favelas desembarca no Mercado da Lagoinha, em Belo Horizonte, nos dias 24 e 25 de maio (sábado e domingo), a partir das 12h, com entrada gratuita.
O evento reúne dez cozinheiros de comunidades periféricas da capital, que apresentarão pratos autorais e cheios de história, ao lado de grandes nomes da gastronomia mineira e atrações culturais.
Na programação, destaque para a participação da chef Márcia Nunes (restaurante Dona Lucinha), da masterchef Bete Coutinho, e da cozinheira quilombola Kriola Taty, reconhecida pela Fundação Palmares.
O Projeto Sopa de Pedra, do chef Américo Piacenza, também marca presença com o preparo e distribuição de um prato coletivo inspirado na culinária italiana.
Além da gastronomia, o evento contará com shows de Fabinho do Terreiro, Orquestra Cabaré, DJs e rodas de conversa, além de uma área de recreação infantil.
Durante os dois dias, os visitantes poderão saborear pratos como Paella Mineira, Panceta Crocante, Língua Recheada com Chips de Batata Doce, Feijoada Senzala, Peixe Frito, sobremesas artesanais e outros sabores autênticos das favelas de BH.
As receitas serão vendidas diretamente pelos cozinheiros, que aram por capacitações em empreendedorismo, comunicação e técnicas culinárias.
Mais que um festival gastronômico, o Circuito valoriza os saberes populares e fortalece a economia criativa das periferias. A realização é da Casulo Cidadania, com patrocínio da Cemig por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Serviço:
Circuito Gastronômico de Favelas
Dias 24 e 25 de maio (sábado e domingo), a partir das 12h
Mercado da Lagoinha – Av. Pres. Antônio Carlos, 821 – Lagoinha – Belo Horizonte/MG
Entrada gratuita | Área kids | Música ao vivo