Para celebrar a conquista, prédios públicos foram iluminados com as cores da bandeira do Brasil — entre eles, o Palácio da Liberdade e o Auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade istrativa.
“Receber um evento desta magnitude é uma alegria enorme. É uma oportunidade para mostrarmos os atrativos de Minas Gerais aos turistas do mundo todo. Temos estrutura, segurança e capacidade para proporcionar uma experiência inesquecível”, declarou o governador Romeu Zema.
A candidatura de BH contou com forte articulação do Governo de Minas, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Belotur, Federação Mineira de Futebol (FMF) e a Minas Arena, concessionária que istra o estádio Mineirão.
A proposta foi reforçada durante visita técnica da FIFA ao estádio, em 2024, quando o vice-governador Mateus Simões destacou o potencial turístico do estado e a qualidade do entorno do complexo esportivo.
Além da capital mineira, as outras cidades-sede da Copa são Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Impacto para Minas Gerais
Para o governo estadual, a Copa do Mundo Feminina de Futebol representa um marco para o desenvolvimento do futebol feminino, a promoção da igualdade de gênero no esporte e a movimentação econômica de setores como turismo, comércio, serviços e cultura.
“A Copa será um sucesso. Minas Gerais acolherá muito bem as atletas e visitantes. O impacto econômico será expressivo, e essa é uma vitória para todos”, afirmou a secretária de Estado de Comunicação Social, Bárbara Botega.
Minas vem se posicionando como destino ideal para grandes eventos, apoiado por atrativos culturais, hospitalidade reconhecida e gastronomia premiada.
Outro diferencial é o investimento em segurança: o Estado é o mais seguro do país, com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) operando 24h por dia, monitorando a capital, a Região Metropolitana e rodovias estratégicas.
Mineirão: palco internacional
O estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, será o epicentro dos jogos em Belo Horizonte. O “Gigante da Pampulha” já sediou eventos internacionais como a Copa das Confederações (2013), a Copa do Mundo (2014), os Jogos Olímpicos (2016) e a Copa América (2019).
istrado por Parceria Público-Privada entre o Governo de Minas e a Minas Arena, o estádio a por constantes melhorias.
O gramado foi recentemente revitalizado com técnicas modernas de nivelamento e drenagem, o que garante qualidade compatível com os padrões da FIFA para os jogos que ocorrerão entre junho e julho de 2027.