Ótima notícia para a modernização dos serviços públicos em Minas Gerais!
O Procedimento de Polícia Judiciária Eletrônico (PPJ-e) representa um grande avanço para a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e para o sistema de justiça como um todo.
Com essa nova fase implementada no último dia 22 de abril, agora todos os procedimentos instaurados — como inquéritos, flagrantes, TCOs, medidas protetivas e casos envolvendo adolescentes — tramitam 100% de forma digital, sem necessidade de papel.
Isso gera não só mais agilidade e segurança na tramitação, mas também reduz custos operacionais, uso de papel e deslocamentos físicos.
Esse processo digital conta com a interoperabilidade entre sistemas da PCMG, do TJMG (PJ-e) e do Ministério Público, tudo com eletrônica certificada, garantindo validade jurídica.
Além disso, o projeto faz parte de um esforço maior de transformação digital dos serviços públicos no estado, com participação de instituições como a Prodemge, TJMG, SCC e BNDES.
“Hoje é um marco muito importante para a Polícia Civil de Minas Gerais. Todo início de tramitação de procedimentos de polícia judiciária será totalmente eletrônico. É o fim do inquérito de papel; é a modernidade em prol dos mineiros”, reitera a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge.
Um o importante rumo à modernização e eficiência do sistema de segurança e justiça em Minas Gerais.