Em razão do decreto de luto oficial em Minas Gerais, em referência ao falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, a tradicional cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, realizada na manhã desta segunda-feira (21/4), em Ouro Preto, foi modificada.
Conforme informado pelo Governo de Minas, músicas não serão executadas, incluindo o Hino Nacional Brasileiro, e a bandeira do Estado será hasteada a meio mastro. Também será observado um minuto de silêncio durante a solenidade, em sinal de respeito e reverência.
O governador Romeu Zema lamentou a morte do pontífice por meio das redes sociais:
“Com pesar, nos despedimos do Papa Francisco. Líder que enxergou nos mineiros a alma da liberdade e da paz. Sua humildade e coragem inspiraram o mundo.”
A cerimônia da Medalha da Inconfidência, símbolo de reconhecimento a personalidades que contribuem para o desenvolvimento de Minas e do Brasil, a a integrar este ano um momento de luto e reflexão, reafirmando os valores de humanidade, justiça e paz que marcaram o legado do Papa Francisco.
Criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitschek, a homenagem reconhece personalidades e instituições que se destacam na construção de um país mais justo, democrático e desenvolvido.
Total de agraciados: 171 personalidades em quatro categorias:
Grande Medalha: 40
Medalha de Honra: 58
Medalha da Inconfidência: 72
Grande Colar: 1
Grande Colar (maior honraria)
Homenageado de 2025:
Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados: eleito presidente da Casa em 2024, aos 34 anos — o mais jovem da história. Iniciou a carreira política aos 21 anos como o deputado federal mais jovem do Brasil. É reconhecido por seu perfil conciliador e sua atuação discreta, mas influente no Parlamento. Está em seu quarto mandato como deputado federal pela Paraíba. Também é médico de formação.
Nos anos anteriores:
2024: Fernando Henrique Cardoso
2023: Michel Temer
A cerimônia teve momentos importantes, com destaque para a homenagem militar pelo aniversário da Polícia Militar do estado e a presença dos Dragões da Inconfidência.
Hasteamento da bandeira, flores ao monumento de Tiradentes e salva de 21 tiros
A entrega das medalhas foi realizada no Centro de Artes e Convenções da UFOP
Simbolismo da Data
21 de abril – Dia de Tiradentes: Mártir da Inconfidência Mineira e símbolo da luta por liberdade.
Transferência simbólica da capital:
A sede do Governo de Minas é transferida para Ouro Preto, antiga capital do estado, reforçando o valor histórico da data.