O Observatório do Turismo de Belo Horizonte, vinculado à Belotur, divulgou nesta semana,a atualização anual dos dados sobre as empresas ligadas ao setor turístico da capital mineira.
As informações foram levantadas a partir do Cadastro Municipal de Contribuintes da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), e estão disponíveis no Portal da PBH.
Atualmente, a cidade conta com cerca de 48 mil empresas cujas atividades são total ou parcialmente relacionadas ao turismo, representando 9,01% do total de estabelecimentos da capital.
Um dado que chama a atenção é que 44,55% desses empreendimentos têm menos de três anos de funcionamento, refletindo a constante renovação e dinamismo do setor.
Reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, Belo Horizonte se destaca pelo protagonismo do setor gastronômico no turismo local. Bares, restaurantes e lanchonetes representam 37,26% dos estabelecimentos turísticos, reforçando a importância da culinária mineira como um dos principais atrativos da cidade.
A Região Centro-Sul se consolida como o principal polo do setor turístico em Belo Horizonte, abrigando 18,36% das empresas do segmento, o que evidencia sua relevância como área estratégica para o desenvolvimento de políticas públicas e investimentos turísticos.
Além do perfil empresarial, o Observatório também atualizou os dados do mercado de trabalho com base nas informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Governo Federal.
Em fevereiro de 2025, o setor registrou saldo positivo de 452 novos postos de trabalho, com destaque para o segmento de gastronomia.
A análise do perfil dos profissionais mostra a continuidade de tendências já observadas em levantamentos anteriores. Mulheres representam 55,50% da força de trabalho do setor, mantendo-se como maioria. Jovens de até 34 anos ocupam cerca de dois terços dos postos de trabalho, o que reforça o turismo como uma importante porta de entrada no mercado formal.
Já pessoas negras e pardas representam 73% dos profissionais atuantes no setor, evidenciando sua expressiva participação na cadeia produtiva do turismo local.
Todos os dados atualizados estão disponíveis no de Indicadores do Observatório do Turismo de Belo Horizonte, na página oficial da Belotur.