Uma análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, apontou que o setor de serviços em Minas Gerais registrou retração de -1,7% em janeiro de 2025.
No entanto, em dezembro de 2024, houve um crescimento de 0,9% no estado. No cenário nacional, a PMS indicou queda de -0,2% em janeiro e estabilidade em dezembro, com variação de 0,0%.
Os serviços prestados às famílias foram o destaque do período, com um crescimento acumulado de 7,5% nos últimos 12 meses, representando 6,73% do setor. O segmento de serviços de informação e comunicação também apresentou um desempenho expressivo, crescendo 7,4% e correspondendo a quase um quarto do peso total do indicador.
Já o setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios, que representa 39,67% do setor, cresceu 2,7% entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025.
Na comparação entre janeiro de 2025 e o mesmo mês de 2024, segundo o IBGE, o volume de serviços em Minas Gerais avançou 0,9%. Esse crescimento foi inferior ao registrado no ano anterior, quando o aumento foi de 4,8%. No âmbito nacional, o setor avançou 1,6% na mesma base de comparação, também abaixo do crescimento de 5,1% observado em janeiro de 2024.
Para a economista da Fecomércio MG, Fernanda Gonçalves,” o mercado de trabalho se manteve aquecido em janeiro, apesar do aumento de 0,3 ponto percentual na taxa de desemprego brasileira em relação ao trimestre anterior”.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), a taxa de desocupação no Brasil foi de 6,5% no trimestre encerrado em janeiro de 2025.
“A maior disponibilidade de renda entre as famílias tem contribuído diretamente para os bons resultados dos serviços prestados às famílias (7,5%) e dos serviços de informação e comunicação (7,4%) em Minas Gerais no acumulado de 12 meses. Esse movimento impulsiona o consumo e gera efeitos positivos para os setores de comércio, serviços e turismo”, explica Fernanda Gonçalves.
Uma análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG também revela que, nos últimos 12 meses (de fevereiro de 2024 a janeiro de 2025), o setor de serviços em Minas Gerais registrou crescimento de 1,7%. No mesmo período do ano anterior, o aumento foi de 7,5% em relação a 2023.
A tendência de crescimento do setor de serviços tem se mantido nos últimos 45 meses. No Brasil, o setor registrou incremento de 2,9% nos últimos 12 meses, repetindo o percentual observado no ano anterior.