As chuvas intensas desta terça-feira causaram alagamentos e estragos significativos em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e na capital mineira.
A precipitação em Ibirité alcançou 33,8 milímetros, afetando gravemente bairros como Palmares A e B, Jardim das Rosas e Vila Ideal.
Principais Impactos em Ibirité
- Carros arrastados e ruas inundadas: Veículos foram levados pela força da água e vias transformadas em verdadeiras “cachoeiras”.
- Infraestrutura danificada: Uma pista chegou a desabar parcialmente, e a Escola Maria José de Aguiar ficou inundada.
- Previsão de mais chuvas: Segundo o meteorologista Claudemir Azevedo, do Inmet, o tempo instável deve persistir, com possibilidade de chuvas ainda mais fortes nos próximos dias.
A Prefeitura de Ibirité, ainda está em fase de transição de governo e não deu informações sobre que medidas seriam tomadas emergencialmente, segundo o itatiaia.com.
Na capital, as regiões do Barreiro e Centro-Sul foram as mais atingidas.
Publicidade
- Classificação da chuva: Começou como fraca/moderada por volta de 12h20, mas intensificou-se rapidamente, sendo classificada como “extremamente forte” às 13h.
- Impacto acumulado: Belo Horizonte enfrenta sete dias consecutivos de chuvas, já atingindo 40% do esperado para o mês. Em dezembro, as precipitações superaram a média em 21%, segundo o Inmet.
Previsão e alerta
A Defesa Civil alerta para a continuidade do tempo instável nos próximos dias.
A população deve evitar áreas de risco e ficar atenta às recomendações das autoridades.
Caso ocorram novos temporais, é essencial buscar locais seguros e acionar os serviços de emergência, se necessário.
.