A cada dia que a nosso planeta vem dando sinais que está chegando ao limite em relação às mudanças climáticas causadas atividade desordenada do homem. Não podemos mais ficar de braços cruzados e alheios ao que vem acontecendo. A forma como o homem vem utilizando os recursos naturais, como se fossem infindáveis, nos trouxe até esse panorama catastrófico para os próximos anos.
Sendo assim, a única forma para revertermos essa situação é a criação de uma nova visão, cultura e valores, na qual a consciência ambiental seja prioridade. É um processo a longo prazo, e que envolvem as nossas crianças, afinal elas são as herdeiras de nosso planeta, podendo iniciar uma nova era mais harmoniosa com o meio ambiente. Nós adultos de hoje temos a importantíssima função de plantar a semente de busca para um planeta mais sustentável. Precisamos estimular nossos pequenos a buscarem uma relação mais positiva com o meio ambiente e a natureza.
Um dos maiores desafios é quebrar a corrente de uma carga de criação consumista e com pouco engajamento ecológico que nós adultos recebemos por décadas. Para criarmos essa consciência ecológica em nossos filhos, precisamos primeiro buscar a nossa própria conscientização.
Devemos nos apropriar da visão de mundo que queremos ar para nossos filhos, agindo da mesma forma como queremos que eles façam. Muito importante transmitirmos aos pequenos a consciência ambiental, mostrarmos que o ser e o ambiente são um só, e que precisam andar juntos.
Ensinar as crianças esses conceitos é um trabalho muito mais fácil do que mudar a dos adultos, já que os pequenos estão em pleno desenvolvimento, e ainda não consolidaram conceitos e preconceitos. Nessa construção de uma nova consciência ambiental é imprescindível o contato direto com a natureza, pois de nada adianta ensinarmos conceitos se a prática é diferente.
eie com seus filhos em parques, bosques e praias, mostrando a eles a importância de cuidar desses ambientes. Outro fator é buscar combater o consumismo, principalmente de produtos com compostos que agridam a natureza como derivados plásticos. Lembrem-se, ensinando nossos filhos estaremos aprendendo também, seguindo juntos a busca por um planeta melhor e sustentável.
Nosso planeta precisa da gente, e está suplicando por ajuda. É o futuro das crianças que está em risco.
As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do portal Balcão News.