Após a inauguração do Vila Galé Collection Ouro Preto, no último sábado (24/5), o grupo português Vila Galé confirmou sua expansão em Minas Gerais com o anúncio de um novo empreendimento hoteleiro no município de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O anúncio foi feito durante a cerimônia oficial de inauguração do resort em Ouro Preto, que contou com a presença do governador Romeu Zema, secretários de Estado e lideranças do setor turístico.
Localização estratégica e impacto na economia
O novo hotel será construído na Serra da Conquistinha, em área próxima ao Instituto Inhotim e à BR-381, em um terreno que será cedido pela Prefeitura de Brumadinho por meio de um termo de cooperação com o grupo Vila Galé.
As obras estão previstas para começar em 2026, com conclusão estimada para 2027. O empreendimento deverá gerar cerca de 300 empregos diretos e indiretos, além de movimentar a economia local.
A Prefeitura de Brumadinho também investirá aproximadamente R$ 10 milhões em infraestrutura, incluindo a duplicação da estrada que liga Brumadinho a São José de Bicas, facilitando o o tanto ao novo resort quanto à região onde está sendo construído um novo aeroporto em Betim.
Governo aposta no turismo como vetor de desenvolvimento
O governador Romeu Zema destacou a importância do turismo na geração de empregos e desenvolvimento do estado.
“O Vila Galé tem um potencial enorme. É um presente excepcional que vai fazer com que o turismo de Minas avance ainda mais. A minha gestão tem a marca da atração de investimentos e da geração de emprego e renda para o mineiro”, afirmou.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, reforçou que Minas está consolidando sua posição como destino turístico internacional.
“Empreendimentos como o Vila Galé em Ouro Preto e agora em Brumadinho representam essa nova fase, que une patrimônio, inovação e geração de oportunidades”, disse.
Turismo sustentável e diversificação da economia
O futuro Vila Galé Brumadinho terá sinergia direta com o turismo de natureza, arte e cultura promovido pelo Inhotim, reforçando o modelo de turismo sustentável adotado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult-MG), Invest Minas e Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG).
Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, a chegada de mais um empreendimento internacional confirma o acerto da estratégia adotada:
“Estamos trabalhando para que o turismo se consolide como um polo de atração de investimentos, geração de empregos e desenvolvimento em diferentes regiões de Minas”, afirmou.
Expansão do turismo mineiro
A instalação do novo resort faz parte de uma política pública que já atraiu R$ 5 bilhões em investimentos no setor de turismo, com mais de 60 projetos apoiados pela Invest Minas, sendo 25 deles voltados exclusivamente ao turismo.