Este ano, a nova edição terá uma novidade: os estudantes do 3° ano do ensino médio podem usar o ENEM para a conclusão do ensino médio e as pré-inscrições automáticas, que vão até 6 de junho.
Somente em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas serão aplicadas no dia 30 de novembro e 7 de dezembro.
Em outras partes do país, as provas serão aplicadas em 9 e 16 de novembro.
Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alertaram que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano devem ser realizadas exclusivamente por meio da Página do Participante, disponível no portal do Inep, ou pelo endereço enem.inep.gov.br/participante.
Qualquer outra plataforma ou canal não autorizado configura tentativa de fraude, segundo o Inep.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes no fim do ciclo da educação básica, e o exame se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Certificado de conclusão do ensino médio: o ENEM deste ano poderá ser usado como certificado de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos, mas vale lembrar que dependerá da nota do aluno.
Pré-inscrição automática: estudantes matriculados no 3° ano do ensino médio estão automaticamente pré-inscritos e precisarão somente ar a Página do Participante para confirmar algumas informações e selecionar qual a opção de línguas que desejam na prova.