Anvisa tira azeites do mercado

Duas marcas não podem ser comercializadas
Vítimas de fraude do INSS poderão procurar agência dos Correios. Foto: Divulgação/Ministério da Agricultura.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nova resolução  ontem,  quinta-feira proibindo a comercialização de duas marcas do produto: Escarpas das Oliveiras e Almazara.

Na última terça-feira, a agência já havia proibido a comercialização das marcas de azeite de oliva Alonso e Quintas D´Oliveira.

A medida é resultado de investigações da Anvisa, após denúncia feita pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

Publicidade

Conforme a resolução publicada no Diário Oficial da União, o impedimento da comercialização deve-se à origem desconhecida das duas marcas de azeite.

A decisão, segundo a Agência Brasil, também traz que a embaladora dos produtos, a empresa Oriente Mercantil Importação e Exportação Ltda, consta como tendo o CNPJ encerrado junto à Receita Federal desde 8 de novembro de 2023.

Em caso de descumprimento da decisão, a venda dos produtos pode representar infração grave, inclusive com a responsabilização dos estabelecimentos que seguirem vendendo essas marcas de azeite.

Além de irregularidades nos padrões de rotulagem, as marcas não tinham licenças na Anvisa ou no Ministério da Saúde. Nos rótulos dos produtos consta apenas o nome da embaladora Oriente Mercantil Importação e Exportação.

 

Leia mais:

Vítimas de fraude do INSS poderão procurar agência dos Correios

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade