O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou, ontem, terça-feira, da abertura da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Com o tema “Autonomia Municipal: a Força que Transforma o Brasil”, o evento reúne autoridades de todo o país para discutir as pautas prioritárias do municipalismo.
Durante seu discurso, Zema ressaltou a importância do papel dos prefeitos e o esforço da sua gestão em promover maior proximidade e apoio aos municípios.
“Os prefeitos estão sempre na linha de frente. São eles que sofrem uma pressão maior, que estão ao lado da população. Costumo dizer que a população não bate à minha porta, mas, constantemente, bate na porta dos prefeitos”, afirmou.
Minas Gerais é o estado brasileiro com o maior número de municípios, somando 853 cidades.
Desde 2019, o Governo de Minas tem mantido uma gestão voltada ao fortalecimento das istrações municipais, com destaque para:
Regularização de rees de gestões adas;
Manutenção da regularidade nos rees desde o início da atual gestão;
Transferência de mais de R$ 26 bilhões em tributos aos municípios apenas em 2024.
Zema também reforçou o modelo de gestão baseado na escuta ativa e na presença constante nas cidades do interior do estado.
“Tenho uma gestão chão de fábrica, sempre visito o interior do estado. Para fazer boas entregas, você tem que ir onde a vida das pessoas acontece. Conversando com os produtores rurais, associações comerciais, prefeitos e lideranças, é possível saber o real problema da cidade e tomar melhores decisões para solucioná-lo”, pontuou.
A Marcha a Brasília se consolidou como o principal evento do movimento municipalista brasileiro e é um espaço estratégico para a construção de políticas públicas mais eficazes e integradas entre os entes federativos.