O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, participou nesta sexta-feira do Innovation Day, evento promovido pelo Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, realizado no Expominas.
A iniciativa integra a Semana S, que celebra a contribuição do Sistema S para o desenvolvimento econômico e social do país.
Em discurso direcionado a autoridades, empresários e lideranças do setor de comércio, serviços e turismo, Álvaro Damião destacou que sua gestão será marcada pela modernização, desburocratização e atração de investimentos, com foco na geração de empregos e oportunidades.
“A nossa gestão, que vai até dezembro de 2028, se chama Fuad Noman. Temos um legado: quem quiser investir na capital mineira será recebido com tapete vermelho. Quem quiser empreender em Belo Horizonte será parceiro da PBH”, afirmou o prefeito.
Damião também ressaltou a continuidade das políticas de desenvolvimento iniciadas por seu antecessor, Fuad Noman, e celebrou os avanços já conquistados, como a redução de 30% no tempo de abertura de empresas na capital.
Hoje, é possível abrir um negócio em apenas 9 horas. Somente entre janeiro e março deste ano, a cidade registrou 4.418 novos estabelecimentos comerciais.
Semana S: inovação e desenvolvimento social
O Innovation Day é parte da programação da Semana S, evento nacional voltado à promoção de debates sobre inovação, consumo e estratégias de mercado.
A ação também ofereceu cerca de 10 mil vagas de emprego em grandes empresas, além de serviços gratuitos de saúde, cursos, palestras, espaços interativos, experiências com tecnologia e atrações culturais.
Durante sua fala, o prefeito destacou a importância do Sistema S para sua trajetória pessoal e profissional:
“As pessoas me perguntam sobre o desafio de ser prefeito. Mas o meu primeiro grande desafio como ser humano foi aos 14 anos, no Sistema S, quando fiz uma prova no Senai. Sou professor de marcenaria graças ao Senai”, lembrou emocionado.