A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) renovaram, o convênio de cooperação mútua que garante a continuidade da Feira da Agricultura Familiar na sede do Parlamento mineiro pelos próximos dois anos.
A do termo aditivo foi realizada no Salão Nobre da ALMG, com a presença do presidente da Casa, deputado Tadeu Leite (MDB), do primeiro secretário, deputado Gustavo Santana (PL), e do diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia.
A parceria teve início em 2018, e, desde 2023, as feiras aram a ocorrer mensalmente, sempre na primeira quinta-feira de cada mês.
“A feira já é um sucesso e faz parte do calendário da Assembleia. É uma forma de valorizarmos os pequenos produtores e fomentarmos a economia local. Renovamos esse compromisso por mais dois anos e estamos abertos a ampliar ainda mais a iniciativa”, afirmou Tadeu Leite, presidente da ALMG.
Segundo dados da Emater, de 2018 até hoje foram realizadas 30 edições da feira na Assembleia, com a participação de 105 produtores de 82 municípios mineiros.
Cada edição conta com cerca de 25 expositores e movimenta, em média, R$ 25.620 — somando quase R$ 800 mil em vendas no período.
Durante a cerimônia, o diretor-presidente da Emater destacou a importância da feira como estratégia de geração de renda e valorização da produção agrícola familiar. “Essa parceria é um instrumento fundamental de fortalecimento do pequeno produtor. Começamos com uma feira anual, amos para edições semestrais e agora temos uma feira mensal. Quem sabe não amos a realizá-la quinzenalmente?”, provocou Otávio Maia.
A edição de maio, realizada simultaneamente à do convênio, contou com a participação de 25 produtores e artesãos de cidades como Acaiaca, Betim, Contagem, Formiga, Itatiaiuçu, Sabará e outras.
Foram comercializados produtos como queijos, cachaças, doces, hortaliças, café, molhos, geleias, artesanato e itens da charcutaria.
A Feira da Agricultura Familiar é considerada uma importante vitrine para a economia rural, promovendo também cultura, arte e o desenvolvimento sustentável no Estado.