Pela terceira vez desde o início do conclave, a fumaça preta saiu da chaminé da Capela Sistina, indicando que nenhum dos candidatos recebeu os votos necessários para ser escolhido como novo papa.
A informação foi confirmada pelo Vaticano, que informou que os cardeais interromperam temporariamente a votação para o almoço e devem retomá-la por volta das 16h (11h no horário de Brasília).
No total, 133 cardeais participam do conclave e é necessário que um candidato receba ao menos dois terços dos votos — ou seja, 89 — para ser eleito.
Até o momento, três votações foram realizadas, incluindo a primeira que ocorreu ontem, no início do processo.
Enquanto isso, cerca de 15 mil fiéis acompanham atentamente a movimentação na Praça de São Pedro, à espera da fumaça branca que anunciará o sucessor do papa Francisco, falecido no último dia 21 de abril.
Durante cada votação, os cardeais escrevem seus votos em cédulas com a frase em latim Eligo in Summum Pontificem (“Elejo como Sumo Pontífice”). Após cada sessão — uma pela manhã e outra à tarde — as cédulas são queimadas, produzindo a fumaça que sinaliza o resultado ao público.