O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, foi empossado, ontem, terça-feira como primeiro-secretário da Diretoria Executiva da Frente Mineira de Prefeitos (FMP), entidade que reúne municípios com mais de 35 mil habitantes.
O mandato vai até 2027.
A cerimônia marcou também a inauguração da nova sede da FMP, localizada no Centro da capital mineira.
O espaço recebeu o nome de Espaço Prefeito Fuad Jorge Noman Filho, em homenagem ao ex-prefeito de Belo Horizonte, falecido em março deste ano.
Em seu discurso, Álvaro Damião reforçou o compromisso com o legado de Fuad Noman:
“Nós, prefeitos e prefeitas, temos muitas coisas em comum. Muitas demandas, poucos recursos; pressão de todos os lados e muitos compromissos assumidos para serem todos cumpridos. Mas só eu tenho um compromisso que nenhum prefeito tem nesse país: seguir o legado que o Fuad me deixou.”
O prefeito também destacou a importância da união entre os gestores municipais:
“A Frente Mineira dos Prefeitos é a nossa trincheira comum. Estamos lutando a mesma luta. Ninguém mora no país ou no estado. É no município que o cidadão e a cidadã cobram as políticas públicas e as obras que vão melhorar sua qualidade de vida.”
A FMP, criada em 2003, atua na cooperação institucional, técnica, istrativa e jurídica entre os municípios, com o objetivo de fortalecer a gestão pública e representar os interesses dos municípios junto aos governos estadual e federal.
Nova Diretoria Executiva da FMP (2025–2027):
Presidenta: Jussara Menicucci de Oliveira (Lavras)
Vice-presidente: Marcos Guarino de Oliveira (Muriaé)
1º Secretário: Álvaro Damião (Belo Horizonte)
2ª Secretária: Jane Carla Pereira da Rocha (Pavão)
1º Tesoureiro: Joaquim Neres Xavier Dias (Salinas)
2º Tesoureiro: Renilton Ribeiro Coelho (Mateus Leme)
Conselho Fiscal: Evaldo Paulo dos Reis (Corinto), Viviane Barbosa Pena (Novo Cruzeiro), Dr. Laércio José Ribeiro (João Monlevade)
Leia mais:
Dudu é o novo reforço do Atlético Mineiro para a temporada 2025