Maio Amarelo tem início com ações inovadoras em BH

Objetivo é buscar um trânsito mais seguro
O tema deste ano é" "Desacelere. Seu bem maior é a vida. Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana". Foto: Divulgação/PBH.

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) dá início nesta terça-feira, dia 6 à programação do Maio Amarelo 2025, campanha internacional de conscientização sobre segurança no trânsito.

Com o tema deste ano “Desacelere. Seu bem maior é a vida. Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, a ação traz uma série de intervenções urbanas e atividades educativas voltadas a todos os públicos, com foco na empatia, no cuidado e na prevenção de acidentes.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMUR), Superintendência de Mobilidade Urbana (Sumob) e BHTrans, a campanha conta com tecnologias imersivas, como óculos de realidade virtual que simulam os efeitos do álcool ao volante.

Publicidade

A experiência estará disponível gratuitamente para o público em locais estratégicos da cidade, como a Praça Sete, Estação São Gabriel, Praça Diogo de Vasconcelos e a Estação de Integração Barreiro.

Educação para todas as idades

As ações se estendem às escolas públicas e privadas da capital, contemplando desde a educação infantil até o ensino médio. Crianças pequenas participarão de apresentações lúdicas sobre comportamento seguro no trânsito, enquanto adolescentes do ensino fundamental e médio integrarão programas como a Caravana Ande Prevenido e O Jovem e a Mobilidade, com palestras, debates, esquetes teatrais e o Concurso de Vídeos “O Trânsito e o Valor da Vida”.

Foco nos motociclistas, motoristas e pedestres

Motociclistas também serão alvo de blitzes educativas e palestras sobre motopilotagem preventiva em empresas e vias públicas. A campanha ainda prevê ações com pedestres nos semáforos, conduzidas por agentes, educadores e atores da BHTrans, promovendo a travessia segura e hábitos mais respeitosos.

Além das atividades presenciais, a campanha será reforçada por ações digitais nas redes sociais da PBH, ampliando o alcance da mensagem e reforçando o compromisso da cidade com a mobilidade urbana segura, inclusiva e sustentável.

Destaques da programação de 6 a 9 de maio:

Terça (6/5)

Simulação com óculos de realidade virtual – Praça Sete, 11h às 14h

Palestra sobre motopilotagem preventiva – sede da Claro

Programas educativos em escolas estaduais e Caravana Ande Prevenido

Quarta (7/5)

Simulação com óculos de realidade virtual – Estação São Gabriel

Palestras para motociclistas e idosos

Programa O Jovem e a Mobilidade – Escola Maria de Lourdes de Oliveira

Quinta (8/5)

Apresentação do vídeo “Ligação Interrompida” – Pátio do DER/MG

Mobilidade para crianças – EMEI Barreiro

Caravana Ande Prevenido e programa para jovens – escolas estaduais

Sexta (9/5)

Simulação com óculos de realidade virtual – Praça Diogo de Vasconcelos e Estação Barreiro

Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o Maio Amarelo é um movimento global que busca colocar em pauta o tema da segurança viária, engajando o poder público e a sociedade civil em ações para reduzir o número de acidentes no trânsito.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Belo Horizonte
[e-mail institucional]
www.pbh.gov.br

Acompanhe nas redes sociais: @prefeiturabh

 

Leia mais:

Governo e TJMG firmam acordo inédito para desjudicializar fornecimento de medicamentos

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade