O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), lançou oficialmente, ontem, segunda-feira, o novo Portal de Serviços e Atendimento SEF – Receita e Tesouro, uma plataforma digital que promete transformar a forma como cidadãos e empresas am os serviços públicos da pasta.
A nova ferramenta, disponível no site da SEF/MG (www.fazenda.mg.gov.br) nos menus “Serviços” e “Atendimento”, é baseada no sistema Citizen Relationship Management (CzRM) e unifica diversos canais anteriormente dispersos.
A proposta é oferecer mais agilidade, praticidade e transparência na relação do contribuinte com o Estado.
Mais de 200 serviços online e atendente virtual
O portal oferece o a mais de 200 serviços de forma totalmente digital, e agora conta com um assistente virtual chamado Zé, treinado para solucionar as principais dúvidas. Caso o assistente não consiga atender à demanda, o sistema encaminha automaticamente a solicitação para a unidade fazendária responsável.
“O novo portal permitirá a migração do nosso atendimento de um modelo artesanal para um modelo sistêmico. Esta ferramenta vai permitir monitorar o atendimento, aumentar a produtividade individual e implementar melhorias contínuas”, destaca o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes.
Destaques da nova plataforma
O novo portal traz várias novidades e funcionalidades, entre elas:
Menu “Base de Conhecimento”: reúne comunicados, notícias e atualizações da SEF/MG.
Menu “Serviços”: exibe os serviços organizados por categorias.
“Minhas Solicitações”: permite o acompanhamento em tempo real das demandas feitas pelo contribuinte.
“Meus Agendamentos”: facilita a marcação de atendimentos presenciais ou virtuais.
“Cadastro de Procuração”: inovação que permite que pessoas jurídicas nomeiem representantes legais para tratar de suas solicitações com o fisco estadual.
A centralização dos canais antigos – como “Fale com a AF IPVA e TRLAV”, “Fale Conosco”, e-mails e telefones – em uma única plataforma também possibilita melhor rastreabilidade, análise de dados e eficiência no atendimento ao público.
Para viabilizar a mudança, cerca de 700 servidores fazendários foram capacitados para operar a nova plataforma e compor uma força-tarefa de atendimento eficiente e qualificada.
A SEF/MG também disponibilizou um vídeo tutorial para auxiliar os usuários no uso do novo portal, ível no próprio site.