Feira de Artesanato do Jequitinhonha começa amanhã

Entrada gratuita
O evento, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com apoio do Governo de Minas. Foto: Divulgação:

Belo Horizonte recebe, a partir de amanhã, segunda-feira (5/5), a 24ª edição da Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha, uma das principais iniciativas de valorização da arte popular brasileira.

O evento, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), e parceria com o Sebrae Minas, acontece até sábado (10/5), na Praça de Serviços do campus Pampulha.

A entrada é gratuita.

Publicidade

Mais de cem artesãos de 27 municípios do Vale estarão presentes, representando cerca de 55 associações regionais. Os visitantes poderão adquirir peças únicas como cerâmicas, bonecas de barro, crochês, esculturas em madeira, trabalhos com fibras naturais e produtos da agricultura familiar.

Segundo a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, o evento vai além da celebração cultural. “O objetivo da feira é não apenas promover a arte do Vale, mas também gerar oportunidades reais de renda para os artesãos, que têm no artesanato sua principal fonte de sustento”, afirma.

A edição deste ano marca os 25 anos da feira, iniciada em 2000, que se consolidou como uma das maiores vitrines da arte popular no país. Homenagens serão prestadas a mestres de ofício e figuras que contribuíram para a trajetória do evento, como Geraldo da Viola, Gilson Alves Menezes e as ex-coordenadoras Márcia Fonseca Rocha, Terezinha Furiati e Cida Moura.

Um dos destaques da programação é a homenagem ao centenário de Izabel Mendes da Cunha, a Dona Izabel, renomada ceramista do Vale e criadora das célebres moringas-bonecas.

Sua contribuição à cultura brasileira será celebrada com a exposição de cerca de 300 obras no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), no Rio de Janeiro, além da entrega post mortem da Grande Medalha, grau máximo da Medalha JK.

A Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha é uma oportunidade única de conhecer e valorizar a riqueza cultural de Minas Gerais, promovendo inclusão social, economia criativa e o reconhecimento do saber tradicional.

Serviço:
24ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha
Praça de Serviços da UFMG – Campus Pampulha – Belo Horizonte (MG)
De 5 a 10 de maio de 2025

Entrada gratuita

Leia mais:

Balança comercial teve superávit em abril

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade