BH participa da 19ª edição do Dia Livre de Impostos no dia 29 de maio

Durante o evento, milhares de produtos serão vendidos sem a incidência de impostos
O DLI promove atos de conscientização sobre a complexidade do sistema tributário nacional. Foto:

Com o objetivo de alertar a população sobre os impactos da elevada carga tributária brasileira e reivindicar um sistema mais justo, a 19ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI) será realizada em 29 de maio em todo o país.

Em Belo Horizonte, a ação é organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e pela CDL Jovem BH, com a participação de grandes redes do comércio local.

Durante o evento, milhares de produtos serão vendidos sem a incidência de impostos, demonstrando de forma prática o peso dos tributos no preço final pago pelos consumidores. Itens como gasolina, calçados, roupas, óculos, material de construção e alimentos estarão disponíveis com valores reduzidos.

Publicidade

Além das promoções, o DLI promove atos de conscientização sobre a complexidade do sistema tributário nacional, que limita o poder de compra da população e desestimula o empreendedorismo.

De acordo com o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, o Brasil possui uma das cargas tributárias mais altas do mundo, mas com retorno insatisfatório à população. “Pagamos muito e recebemos pouco. Saúde, educação, segurança e infraestrutura são insuficientes e ineficientes. O DLI é uma forma de mostrar isso ao cidadão comum”, destaca.

Entre as reivindicações do setor produtivo estão:

Reforma istrativa ampla, com foco em eficiência da gestão pública;

Redução da burocracia fiscal, que consome tempo e recursos das empresas;

Contenção da carga tributária, para impedir novos aumentos e garantir mais equilíbrio.

Mais de R$ 1 trilhão já pagos em 2025

Dados do Impostômetro do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) e da Associação Comercial de São Paulo mostram que, até o dia 17 de abril, os brasileiros já haviam pago mais de R$ 1,2 trilhão em impostos em 2025. Em 2024, a população trabalhou em média 149 dias apenas para pagar tributos.

Como participar

O Dia Livre de Impostos é realizado desde 2007 e hoje mobiliza empresas e consumidores em várias cidades do país. Empresários interessados em aderir à iniciativa podem se cadastrar gratuitamente no site oficial:

Início

Leia mais:

Almg marca presença no 40º Congresso Mineiro de Municípios

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade