Nesta quinta-feira, 24 de abril, alunos da rede estadual de Minas Gerais participam da segunda etapa do primeiro simulado oficial do Enem MG, com provas de Ciências da Natureza e Matemática.
Na ultima terça-feira, já foram aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com o tema:
“A importância da educação para a promoção dos direitos humanos”.
Objetivo:
Preparar mais de 420 mil estudantes de 2.437 escolas públicas para o Enem, com uma experiência realista do exame oficial. O simulado adota a mesma metodologia do Enem: a TRI (Teoria de Resposta ao Item).
Para a professora de Língua Portuguesa da E.E. Romero de Carvalho, Vanessa Gonçalves, essa experiência é fundamental para que os estudantes compreendam como é estar imersos no exame.
“Os estudantes precisam entender que as questões do Enem são diferentes do que costumamos trabalhar nas salas de aula. Muitas vezes, a prova envolve interpretação de textos extensos, e não questões abertas, o que pode ser um desafio se não estiverem preparados”, explica.
Após a aplicação, as provas serão corrigidas pela plataforma Enem MG, que fornecerá relatórios e trilhas de aprendizagem personalizados para cada estudante.
Esses relatórios ajudarão a mapear estratégias de aprendizagem, identificar áreas que precisam de reforço e sugerir conteúdos complementares aos estudantes.
Estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio e da EJA estão participando.
ATENÇÃO:
O prazo para pedir isenção da taxa do Enem 2025 termina amanhã,sexta-feira (25/4)!
e a Página do Participante com do GOV.BR para solicitar.