Os estudantes que desejam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 de forma gratuita têm até a próxima sexta-feira, 25 de abril, para solicitar a isenção da taxa de inscrição, que este ano será de R$ 85.
O pedido deve ser feito pela Página do Participante, utilizando o único da plataforma Gov.br.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o prazo de inscrição para o exame ainda será divulgado.
Participantes que faltaram aos dois dias de prova em 2024 precisam apresentar justificativa para poderem solicitar a isenção em 2025.
Têm direito à gratuidade:
-
Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas;
-
Pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escolas privadas, com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
-
Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
-
Participantes do programa Pé-de-Meia.
A solicitação, segundo a Agência Brasil exige a apresentação de documentos que comprovem escolaridade, renda e composição familiar, como: documentos de identidade do estudante e dos familiares, histórico escolar, comprovantes de renda ou declaração de trabalho informal, comprovante de residência, extratos de benefícios sociais (como Bolsa Família ou INSS), entre outros.
O MEC reforça que, caso o estudante não se lembre da senha do Gov.br, é possível recuperá-la seguindo as instruções da própria plataforma.
Cronograma
-
Solicitação de isenção e justificativa de ausência: 14 a 25 de abril
-
Resultado das solicitações: 12 de maio
-
Período para envio de recursos: 12 a 16 de maio
-
Resultado dos recursos: 22 de maio
O Enem é utilizado por instituições públicas e privadas de ensino superior como critério de seleção, além de servir de porta de entrada para programas como o Sisu, Prouni e Fies.
As notas também podem ser aproveitadas em universidades portuguesas conveniadas com o Inep.