O Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEMG promoveu, um evento estratégico para orientar empresas e despachantes aduaneiros sobre as mudanças legislativas ligadas à Declaração Única de Importação (Duimp) — documento que unifica dados istrativos e aduaneiros no processo de importação.
Realizado na sede da Federação, em Belo Horizonte, o encontro reuniu representantes de empresas importadoras e especialistas do setor com o objetivo de esclarecer pontos críticos da nova legislação e apresentar boas práticas que aumentem a eficiência, previsibilidade e economia nas operações de comércio exterior.
“O evento foi pensado para orientar empresas e despachantes, sobretudo em um contexto no qual o comércio exterior em Minas se expande”, destacou Alexandre Mello, presidente do Conselho de Relações Internacionais da FIEMG, durante a abertura do evento ao lado de Juliana Mitre, vice-presidente do SDAMG (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de MG).
Comércio Exterior Mineiro em Alta
Segundo dados da Secex/Mdic, a balança comercial de Minas Gerais fechou com superávit de US$ 24,9 bilhões em 2024. As importações cresceram 9,7% em relação ao ano anterior, atingindo US$ 17 bilhões, impulsionadas principalmente por veículos, peças automotivas, carvão e semicondutores.
Etapas da Duimp
A Duimp será obrigatória a partir do final de 2025, sendo implantada em três fases:
Fase 1 (out-dez/2024): migração de operações marítimas para consumo sob regimes especiais;
Fase 2 (em andamento): desligamento do Siscomex para embarques aéreos;
Fase 3 (jul-dez/2025): integração completa para o modal terrestre.
Os especialistas convidados, Fernando Pieri (HLL e Pieri Advogados) e Tânia Cristina Pryplotski (LTA Consultoria), explicaram em detalhes as mudanças na legislação, o funcionamento do Portal Único de Comércio Exterior e os impactos práticos no catálogo de produtos e despacho aduaneiro.
Após as palestras, o público pôde tirar dúvidas, reforçando o caráter prático e interativo do encontro.
Apoio à Internacionalização da Indústria
“Nosso papel é trazer ao debate temas relevantes para o setor. O CIN tem a missão de apoiar a internacionalização da indústria mineira e os despachantes são parceiros estratégicos nesse processo”, afirmou Rebecca Macedo, gerente do CIN.
A iniciativa integra o compromisso da FIEMG de fortalecer o ambiente de negócios, fornecer e técnico às empresas e garantir transparência e competitividade no comércio exterior mineiro.