Minas Gerais lidera emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

São 3 milhões de documentos expedidos
A média diária de emissão chegou a 12 mil documentos. Foto: Divulgação/PCMG.

Minas Gerais se consolida como o estado que mais emitiu a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no país, atingindo a marca de 3 milhões de documentos expedidos.

O feito é resultado de investimentos do Governo de Minas, por meio da Polícia Civil (PCMG) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), em modernização, aquisição de equipamentos, qualificação de servidores e ampliação da capacidade de atendimento.

A CIN pode ser solicitada em postos de identificação vinculados às delegacias da PCMG e nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) da Seplag-MG, em diversas regiões do estado. Dados do Instituto de Identificação (IIMG) mostram que, em 2025, a média diária de emissão chegou a 12 mil documentos, consolidando o avanço no atendimento à população.

Publicidade

O marco foi destacado pelo vice-governador Mateus Simões, que emitiu sua CIN na última semana, na UAI Praça Sete, em Belo Horizonte. O agendamento foi feito pelo MG App, e o documento foi entregue em sua residência.

“Minas Gerais, mais uma vez, demonstra sua capacidade de liderança nacional em gestão pública. Essa marca é resultado de uma gestão comprometida com a cidadania, modernização e eficiência nos serviços prestados à população”, afirmou Simões.

A chefe da Polícia Civil, delegada-geral Letícia Gamboge, ressaltou o trabalho técnico e o comprometimento das equipes envolvidas:

“Os 3 milhões de documentos emitidos refletem o esforço conjunto da Polícia Civil e parceiros. Além disso, somos um dos poucos estados que garantem o envio da CIN pelos Correios, oferecendo ainda mais comodidade ao cidadão”.

Expansão no atendimento e modernização

Entre 2024 e março de 2025, a Seplag-MG ampliou a oferta de vagas diárias para agendamento do serviço de emissão de 5 mil para 11 mil em todo o estado.

Atualmente, 53 UAIs estão em operação, sendo que a unidade da Praça Sete oferece 2 mil vagas por dia.

As vagas são abertas de segunda a sexta-feira, a partir das 7h, com possibilidade de agendamento em até 10 dias. Com a modernização dos sistemas e ampliação das equipes, o tempo médio de atendimento foi reduzido de 20 para 15 minutos.

“Ampliar o o à identificação civil é essencial para garantir cidadania. Com mais UAIs, mais vagas e tempo de atendimento reduzido, estamos tornando o serviço público mais eficiente e ível”, destacou a secretária de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten.

A modernização da identificação civil em Minas conta com financiamento do BNDES, por meio da Secretaria de Estado de Casa Civil (SCC).

Para alcançar regiões mais afastadas, o Instituto de Identificação também promove mutirões com a Comissão Volante, levando o serviço a localidades sem postos fixos. A PCMG também participa de ações sociais em parceria com outras instituições, reforçando o o à CIN como um aporte para o exercício da cidadania.

A nova Carteira de Identidade Nacional substitui o antigo RG e tem como base o número do F, válido em todo o território nacional. O modelo atual contribui para reduzir fraudes e padronizar a identificação civil, como explica o diretor do Instituto de Identificação, delegado-geral André Pelli.

“A CIN representa uma nova era na identificação dos brasileiros, com mais segurança e praticidade. A padronização nacional evita duplicidade de registros e dá mais confiabilidade ao documento”.

A versão anterior da identidade será aceita até 23 de fevereiro de 2032, mas a substituição é recomendada em casos de dano, desatualização da foto ou problemas de legibilidade.

A CIN está disponível nas versões impressa (entregue pelos Correios) e digital, ível por meio do aplicativo Gov.br, que também permite a inclusão de outros documentos como CNH, título de eleitor, cartão do SUS e tipo sanguíneo.

Mais informações sobre a CIN e como realizar o agendamento estão disponíveis no Portal do Governo de Minas.

Leia mais:

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade