TV Assembleia amplia presença no interior de Minas com sinal digital

a TV Assembleia expandiu sua cobertura de 139 para 489 municípios
O sinal digital pode atingir até 85% da população de Minas Gerais. Foto: Luiz Santana/Almg.

Desde o desligamento do sinal analógico de televisão em 31 de dezembro de 2023, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vem promovendo uma ampla reestruturação da transmissão de sua programação.

O objetivo: levar mais transparência e participação política a um número ainda maior de mineiros, com qualidade e inclusão.

Em parceria com os programas Digitaliza Brasil, Brasil Digital (Governo Federal) e com a Câmara dos Deputados (Rede Legislativa), a TV Assembleia expandiu sua cobertura de 139 para 489 municípios, com a expectativa de alcançar até 556 cidades mineiras.

Publicidade

O sinal digital pode atingir até 85% da população de Minas Gerais, contra os 51% alcançados pelo modelo analógico anterior.

Nova tecnologia, maior alcance e eficiência

A modernização do sistema também trouxe economia. Enquanto o modelo analógico exigia a manutenção de 106 retransmissoras próprias, o modelo atual operará com apenas 65 estações digitais próprias, utilizando a tecnologia de subcanalização para compartilhar sinal com TVs legislativas federais e municipais.

Além de melhor qualidade de som e imagem, o sinal digital proporciona:

Legendas ocultas (closed caption) para pessoas com deficiência auditiva;

Audiodescrição para pessoas com deficiência visual;

Guia eletrônico de programação.

Política ao vivo, transparência no ar

Para a diretora de Comunicação Institucional da ALMG, Luísa Luna, a TV Assembleia é uma ferramenta essencial para fortalecer a relação entre os cidadãos e seus representantes:

“A TV Assembleia é o serviço de comunicação que mais transparece o Legislativo mineiro. O cidadão acompanha o trabalho dos deputados exatamente como ele é: ao vivo, sem cortes.

A emissora transmite reuniões do Plenário, comissões, eventos culturais, debates e noticiários, sempre com linguagem clara e objetiva, promovendo a formação política e cidadã da população.

Onde assistir?

A programação da TV Assembleia pode ser acompanhada:

Por antena parabólica, em todo o Estado;

Por sinal aberto e a cabo, em diversas cidades;

Ao vivo pela internet, via streaming no Portal da ALMG;

E também pelo YouTube, com todas as atividades legislativas transmitidas simultaneamente.

A lista completa de cidades com sinal disponível e orientações para sintonizar a TV Assembleia pode ser consultada no portal da Assembleia.

Leia mais:

Prefeito Álvaro Damião propõe voo direto entre BH e Lima

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade