O talento e a tradição do artesanato alagoano estão mais uma vez em destaque na 33ª edição do Minas Trend, por meio do estande coletivo “Conceito Alagoas”, iniciativa do Sindicato das Indústrias de Vestuário do Estado de Alagoas (Sindivest-AL).
O projeto reúne marcas do estado que atuam nos segmentos de vestuário, bijuterias, órios, bolsas e peças em couro – com forte presença de técnicas artesanais.
Desde 2015, o coletivo marca presença no salão de negócios do evento, promovendo a moda autoral alagoana.
Nesta edição, 10 marcas participam da ação, sendo cinco com foco no artesanato, apresentando tendências como o uso da renda e bordados manuais – entre eles o tradicional Filé, aplicado em vestidos, bolsas e órios.
É o caso da marca Adriana Gomes, conhecida por suas peças em linha feitas em etapas e com muito cuidado. Adriana lidera um grupo de 13 mulheres artesãs e celebra a oportunidade de divulgar seu trabalho para um público qualificado:
“É muito gratificante mostrar o que fazemos. Quem compra, volta. É um diferencial em artesanato”, afirma.
Os bordados que compõem o acervo vêm de diferentes regiões de Alagoas: Penedo, Paripueira, Pontal da Barra – este último, famoso como o bairro das rendeiras. Uma verdadeira vitrine da riqueza cultural do estado, que encanta o público mineiro ano após ano.
O coletivo também conta com nomes já conhecidos do público do evento, como Milka Pereira, que participa pela sexta vez. Suas semi joias artesanais e bolsas de palha conquistaram compradores de estados como Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, São Paulo e Tocantins.
“A primeira vez foi só expectativa. Depois veio a ascensão. Hoje somos referência”, lembra Milka.
Segundo Gabriela Souza, da Assessoria de Comunicação do Sindivest Alagoas, o projeto reforça a importância da parceria com o Sebrae Alagoas e o Senai Alagoas, e celebra os 10 anos de colaboração com o Minas Trend e a FIEMG:
“É a melhor forma de expandir o alcance do nosso artesanato e da moda feita em Alagoas. Um trabalho construído com muita dedicação.”
Nesta edição, marcam presença as veteranas ore.me, Alana Tenório, Milka Pereira, Piskuila e Severa, além da estreante Pontos e Contos, que apresenta o bordado de Penedo.
O Minas Trend é realizado pela FIEMG, por meio da Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e órios, em parceria com SESI e SENAI. Conta com o patrocínio da Codemge, apoio master do Sebrae Minas e apoio da Rede Minas, Rádio Inconfidência, Jornal Estado de Minas e Una.