O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, participou ontem, dia 8 de abril, da abertura do PPP Américas 2025, principal evento sobre Parcerias Público-Privadas (PPPs) da América Latina e do Caribe.
Realizado em Lima, no Peru, o encontro é organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e reúne mais de 600 participantes de 25 países das Américas, Europa e Ásia.
Damião é o único prefeito de capital brasileira presente no evento e destacou a posição de Belo Horizonte como referência em PPPs no Brasil, especialmente nas áreas de saúde e educação.
“Fomos convidados a representar Belo Horizonte e, consequentemente, o Brasil neste encontro internacional. Aqui falaremos sobre PPPs. BH é referência nacional e internacional em modelos bem-sucedidos, como as nossas EMEIs e centros de saúde”, afirmou o prefeito.
Avanços em Saúde e Educação
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) mantém atualmente diversos contratos de PPP para construção e operação de equipamentos públicos.
No setor da saúde, já foram entregues 53 centros de saúde, com outros seis em construção.
Um aditivo contratual prevê ainda mais 10 unidades, totalizando 69 centros que devem beneficiar mais de 1,1 milhão de pessoas.
Na educação, foram entregues 47 escolas de ensino infantil e cinco de ensino fundamental. A mais recente inauguração foi a da EMEI Tupã.
Outras cinco unidades estão em obras (quatro de ensino infantil e uma de ensino fundamental), e seis EMEIs estão com obras previstas para início.
Destaque internacional
A cerimônia de abertura contou com a presença do ministro de Economia e Finanças do Peru, José A. Salardi Rodríguez, que abordou o papel das PPPs na transformação digital e na melhoria dos serviços públicos. “As PPPs estão revolucionando a prestação de serviços básicos. Vamos discutir como esses modelos podem aumentar a ibilidade, a qualidade e a sustentabilidade a longo prazo”, disse o ministro.
Hoje, quarta-feira, Álvaro Damião será um dos istas do evento, no “Alianças pela Água e Saneamento”, com participação de representantes do Peru e do Chile, e moderação de especialista do BID.
A apresentação será às 13h (horário de Brasília) e poderá ser acompanhada online neste link.
Na palestra, o prefeito vai compartilhar a experiência de Belo Horizonte na estruturação de projetos por meio de PPPs, destacando a aplicação do modelo em áreas como saneamento, mobilidade urbana, iluminação pública, educação e gestão de resíduos sólidos.