Audiência pública na Câmara de BH discute uso de celulares nas escolas

Saúde mental pelo uso execssivo também em pauta
Aparelho poderá ser usado em casos específicos. Foto: Agência Br.

Na próxima quarta-feira, dia 26, às 9h15 , a Comissão de Educação da CMBH promove uma audiência pública para debater a Lei 15.100/2025 , que regulamenta o uso de celulares por estudantes nas escolas públicas e privadas da educação básica.

O encontro acontece no Plenário Helvécio Arantes e será transmitido ao vivo pelo canal da CMBH no YouTube.

​A iniciativa, solicitada pelo vereador Uner Augusto (PL) , tem como objetivo esclarecer dúvidas, ouvir diferentes pontos de vista e analisar as implicações da norma no cotidiano escolar.

Publicidade

 O que diz a lei

Proíbe o uso de celulares e dispositivos portáteis pelos estudantes durante as aulas, recreios e intervalos, em todas as etapas da educação básica.

Exceção: uso permitido para fins pedagógicos ou didáticos, sob orientação dos professores.

Casos especiais: o uso também é autorizado em situações de emergência, para garantir ibilidade, inclusão, direitos fundamentais ou atender à saúde dos estudantes.

 Saúde mental em pauta

A lei determina ainda que as escolas criem ações para tratar da saúde mental e dos riscos do uso excessivo e dos riscos do uso excessivo de telas, incluindo espaços de acolhimento para alunos e funcionários que enfrentam sofrimento psíquico, como a nomofobia ( medo de ficar sem o ao celular).

Participe do debate e ajude a construir soluções para um ambiente escolar mais saudável e equilibrado!

Leia mais:

Emergência MG é ampliada e a a atender todo o estado

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade