Arana é convocado para Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo

Técnico chamou também Neymar
É a quarta convocação de Arana com Dorival Júnior. Foto: Pedro Souza/Galo.

A primeira convocação do ano da seleção brasileira para as Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026 trouxe novidades.

Na lista de 23 jogadores escolhidos pelo técnico Dorival Júnior, estão Neymar (Santos), o lateral-direito Wesley e o meio-campista Joelinton (Newcastle).

O melhor lateral do futebol brasileiro, na atualidade segue na lista de convocados da Seleção Brasileira.

Publicidade

Os próximos jogos do Brasil serão nos dias 20 e 25 de março, contra Colômbia (casa) e o clássico com a Argentina (fora). Pelo Galo, Guilherme Arana segue sendo titular da lateral esquerda, com protagonismo. São 11 jogos realizados na atual temporada, fazendo parte da linha defensiva que ficou sete jogos seguidos sem sofrer gol.

É a quarta vez que Arana marca presença nos convocados de Dorival. No total, agora 11 convocações para a Seleção Brasileira.

Ele já realizou 11 jogos entre Eliminatórias, Amistosos e Copa América. O lateral estaria na Copa do Mundo no Catar, mas uma lesão no joelho o impediu de participar. O sonho segue vivo para 2026!

A seis jogos do fim das Eliminatórias, o Brasil busca consolidar sua classificação nos próximos confrontos. Em quinto lugar na tabela, a seleção enfrentará a Colômbia (4ª) no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, no dia 20 de março. Cinco dias depois, visitará a atual campeã mundial Argentina no Monumental de Núñez, em Buenos Aires.

Convocado pela primeira vez sob o comando de Dorival Júnior, Neymar não joga pela seleção desde outubro de 2023, quando sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo na derrota para o Uruguai por 2 a 0. Maior artilheiro da história da seleção brasileira, o camisa 10 ou por cirurgia e ficou um ano afastado dos gramados. No início deste ano, retornou ao Santos após quase dois anos no Al-Hilal (Arábia Saudita) e vem se destacando no Campeonato Paulista. No último dia 23, brilhou ao marcar um gol olímpico na vitória do Peixe sobre a Inter de Limeira por 3 a 0.

Durante a coletiva após a convocação, Dorival Júnior adotou cautela ao falar sobre a participação de Neymar nos jogos.

“Ele já atuou por 90 minutos em duas partidas pelo Santos, sendo poupado nos momentos finais em algumas delas. Vamos avaliar sua condição física e a forma como ele se apresentará à seleção antes de definir sua participação nos jogos”, explicou o técnico.

As partidas contra Colômbia e Argentina, válidas pela 13ª e 14ª rodadas, serão decisivas para a vaga no Mundial de 2026, que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México. As seis primeiras seleções ao fim das Eliminatórias garantirão presença na Copa, enquanto a sétima colocada disputará a repescagem.

“Estamos em um processo de recuperação na competição. Desde a primeira convocação, temos avaliado a evolução da equipe. Ainda não estamos satisfeitos, mas, nas últimas quatro partidas, já apresentamos um nível superior. Confiamos no trabalho que está sendo desenvolvido e acreditamos que faremos grandes jogos”, destacou Dorival.

O duelo contra a Argentina, líder da tabela, pode ter um clima de revanche. Em novembro de 2023, o Brasil perdeu por 1 a 0 para os argentinos no Maracanã, em jogo válido pela sexta rodada das Eliminatórias, quando ainda era comandado pelo técnico interino Fernando Diniz.

“Sabemos da rivalidade, mas nosso foco está na preparação e no desempenho dentro de campo. Serão jogos difíceis, mas o Brasil é uma seleção respeitada mundialmente. Estamos próximos de dar um salto de qualidade, e a confiança para isso é muito grande. Se mantivermos o trabalho e a paciência, os resultados virão”, concluiu Dorival.

Leia mais:

Minas Gerais paga 6ª parcela da dívida com União

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade