Minas Gerais é destaque na geração de emprego no setor cultural

Investimento no setor em 2024 alcançou recorde de R$ 621 milhões. Foto: Léo Bicalho/Secult-MG.

Em 2024, Minas Gerais se destacou no cenário nacional, especialmente ao apresentar uma participação proporcional da cultura nas issões superiores.

A ampliação dos postos de trabalho na área cultural em Minas Gerais demonstra o fortalecimento da economia criativa e o impacto direto das políticas públicas no setor.

Com 17.654 issões no setor cultural entre janeiro e outubro, Minas Gerais consolidou uma taxa de 8,5% de novos empregos no segmento, comparado aos 6,81% registrados em São Paulo. Essa atuação revela uma abordagem estratégica focada no potencial da cultura como motor econômico, como destaque pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.

Publicidade

Além de gerar empregos,  fomenta a identidade local.

O aumento expressivo está relacionado aos investimentos recordes de R$ 621 milhões em 2024 e às ações estratégicas como editais de incentivo e campanhas culturais marcantes (Carnaval da Liberdade, Natal da Mineiridade, entre outras).

Tais iniciativas consolidaram Minas como um polo criativo, reforçando sua posição no turismo cultural e no reconhecimento patrimonial, com seis títulos da Unesco, o último conferido aos Modos de Fazer O Queijo.

Esse dinamismo não atraiu apenas 9,7 milhões de visitantes ao Circuito Liberdade e ao Sistema Estadual de Museus, como também fortaleceu setores como gastronomia, hospedagem e serviços.

Minas Gerais mostra, assim, como o investimento em cultura e criatividade pode ser transformador para o desenvolvimento econômico.

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade