A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que, a partir de 2025, o IPTU poderá ser pago via PIX, tornando o processo mais prático e moderno para os contribuintes.
Essa modalidade de pagamento estará disponível tanto para a quitação em parcela única, com vencimento em janeiro, quanto para o pagamento das parcelas mensais a partir de fevereiro.
A expectativa é que a medida contribua para uma arrecadação de R$ 2,25 bilhões por ano
Os contribuintes que optarem por pagar o IPTU de 2025 em parcela única até dia 31 de janeiro terão direito a um desconto de 5%.
Esse percentual é menor do que o desconto de 6% concedido em 2024, mas ainda representa uma vantagem para quem quitarem o imposto antecipadamente.
O guia de pagamento incluirá um QR Code para facilitar o pagamento via PIX.
Segundo Matheus Pacheco, diretor de cadastro e atendimento ao contribuinte, o procedimento será simples: basta escanear o QR Code e informar o valor desejado (dentro dos limites
Entretanto, Pacheco reforça a necessidade de atenção dos contribuintes para evitar golpes, especialmente com o uso dessa nova modalidade de pagamento. “É importante verificar se o beneficiário é da Prefeitura de Belo Horizonte, conferindo o nome e o CNPJ na hora do pagamento”, orientou o diretor