Romeu Zema traz investimentos e parcerias da China, Portugal e Azerbaijão

Empresa chinesa vai instalar unidade na Grande BH, gerando 80 empregos diretos até 2027 com um investimento de R$ 22 milhões. Foto: Aluísio Eduardo/Digital MG.

Após 14 dias percorrendo China, Azerbaijão e Portugal, a comitiva do Governo de Minas Gerais, liderada pelo governador Romeu Zema, retorna ao Brasil com acordos e parcerias que reforçam o protagonismo do estado em desenvolvimento econômico, inovação e sustentabilidade.

1. Parcerias e investimentos

  • China:
    • Wuxi Boton: Memorando de Entendimento (MoU) para instalação de uma unidade na Grande BH, gerando 80 empregos diretos até 2027 com um investimento de R$ 22 milhões.
    • FTXT/GWM Hydrogen: Acordo para transferência de tecnologia em hidrogênio verde com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), promovendo projetos experimentais no setor automotivo sustentável.
  • Brazil China Business Forum (Xangai):
    Mais de 200 potenciais investidores participaram do evento, onde foram apresentadas as vantagens de empreender e viver em Minas Gerais.

2. Compromissos climáticos na COP29

  • Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), em Baku (Azerbaijão), Minas Gerais anunciou:
    • Meta de redução de 30% das emissões de CO2 até 2030.
    • Lançamento da ferramenta de Monitoramento, Reporte e Verificação (MRV Climático) para acompanhar o Plano Estadual de Ação Climática (Plac).

3. Expansão de negócios e turismo em Portugal

  • Lançamento do Compete Minas – Linha Atração de Empresas Inovadoras (Come to Minas), voltada à instalação de centros de pesquisa, inovação e tecnologia no estado.
  • Participação no Novas oportunidades para indústrias e prestadores de serviços no Brasil e em Portugal” no Lide Brasil Conferência Lisboa, promovendo inovação e parcerias em tecnologia e indústria.
  • Promoção da cultura e turismo de Minas Gerais, incluindo destaque para regiões vinícolas e estratégias de incentivo ao enoturismo.

“Foram 14 dias de trabalho intenso. Voltamos com resultados concretos que vão gerar empregos, investimentos e inovação para Minas Gerais. Quem quer bons negócios, vai atrás”, destacou Romeu Zema.

Com essas ações, Minas Gerais consolida seu papel como um estado atrativo para negócios, comprometido com sustentabilidade e inovação, e que valoriza sua cultura e turismo.

Publicidade

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade