A “Operação Dimittis,” uma iniciativa especial voltada para o combate ao tráfico de animais silvestres, resultou na identificação de cativeiros irregulares e na apreensão de 220 aves em municípios da região Norte de Minas Gerais.
A operação foi conduzida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em colaboração com diversas entidades, incluindo a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMG), o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).
As fiscalizações ocorreram em Montes Claros, Grão Mogol, São João da Ponte, Ubaí, Capitão Enéas e São Romão, com o objetivo principal de combater a criação irregular de eriformes silvestres e o uso clandestino dos recursos faunísticos. Foram fiscalizados 48 alvos, escolhidos com base em informações de inteligência fornecidas pela Semad e pela PMMG.
Além das aves apreendidas, os agentes recolheram 53 equipamentos utilizados em práticas irregulares. Até o momento, o total de multas aplicadas ultraa R$ 1 milhão, com a maioria das infrações relacionadas à impedimento da procriação de fauna silvestre sem a devida licença e à adulteração ou falsificação de sistemas de identificação de animais.
Participaram da operação 37 servidores do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), 14 militares, dois servidores do Ibama e oito policiais civis, organizados em equipes operacionais e de coordenação.
Os animais apreendidos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Montes Claros, onde foram avaliados por veterinários. Aqueles que estavam em condições adequadas foram devolvidos à natureza em áreas próximas aos municípios onde foram apreendidos.
Larissa Madureira, diretora de Estratégia em Fiscalização da Semad, enfatizou a importância da preservação da biodiversidade em Minas Gerais, destacando os esforços contínuos para combater o tráfico de animais silvestres, cativeiro irregular e maus-tratos contra a fauna.
O Governo de Minas oferece diversos canais para denúncias ambientais, incentivando a população a colaborar na fiscalização e na denúncia de irregularidades.
As denúncias podem ser feitas pelo telefone 155 (opção 7) ou por meio de um link específico disponível no portal do governo.