A última reunião do semestre do programa FIEMG Jovem foi realizada na sede da Fiemg.
O evento contou com a presença da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo, que proferiu uma palestra sobre “Empreendedorismo e os Impactos Sociais”.Izabella Rodrigues, presidente do programa FIEMG Jovem, apresentou a convidada destacando seu currículo. Edilene Lôbo, mineira de Taiobeiras-MG, é doutora em Direito Processual Civil pela PUC Minas, mestra em Direito istrativo pela UFMG e especialista em Processo Penal pela Universidad Castilla La Mancha, na Espanha.
Primeira magistrada negra do TSE desde 2023, Lôbo também integra a Rede Internacional de Pesquisa Estado e Constituição e participa de diversos projetos de pesquisa nacional e internacional. “Li um pouco desse currículo brilhante para vocês saberem o tamanho da honra que é tê-la conosco neste dia”, afirmou Izabella Rodrigues.
Empreendedorismo com ética e inclusão
Durante sua palestra, a ministra do TSE, Edilene Lôbo enfatizou a importância de alinhar o empreendedorismo com ética e inclusão social, destacando a lei do retorno. “Trato do tema para falar de diversidade. Pois parecem assuntos incompatíveis, falarmos de empreendedorismo, de dinheiro, do mundo capitalista, este que se assenta na desigualdade. Mas a proposta que eu faço a vocês é refletir sobre a absoluta compatibilidade do propósito do programa [FIEMG Jovem], que é perfeitamente possível, trabalhar, empreender, ganhar dinheiro, ser ético, inclusivo e mudar o mundo ao nosso redor, senão não vai valer a pena”, disse a magistrada.
A palestra da ministra Edilene Lôbo marcou um encerramento inspirador para o semestre do FIEMG Jovem, reforçando a missão do programa de capacitar jovens líderes para transformar e impactar positivamente a sociedade.
O evento destacou a relevância de unir empreendedorismo com valores éticos e inclusivos, incentivando os jovens participantes do programa a buscar mudanças positivas em suas comunidades e no mundo.