Minas lança primeiro ônibus elétrico à base de lítio com nióbio no mundo

[gspeech-circle]
Vantagem é a capacidade de recarga ultrarrápida, que permite atingir a autonomia máxima em apenas dez minutos. Foto: Gil Leonardi/Agência MG.

O governador Romeu Zema acompanhou, ontem, em Araxá, o lançamento do ônibus elétrico movido à bateria de íons de lítio com nióbio, um uso iniciado na indústria automotiva mundial.

O anúncio foi feito pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), em parceria com a Toshiba e a Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Uma das grandes vantagens deste tipo de tecnologia é a capacidade de recarga ultrarrápida, que permite atingir a autonomia máxima em apenas dez minutos. Além disso, a bateria oferece maior segurança e uma vida útil até três vezes superior em comparação com baterias convencionais.

Durante a solenidade, o governador Romeu Zema destacou a importância do lançamento para Minas Gerais, enfatizando o compromisso do estado com a inovação e a energia limpa.

Publicidade

Como governador, é uma satisfação ver esse lançamento. Essa nova tecnologia vai criar grandes oportunidades para a cidade e o estado, especialmente na transição energética. Fomos o primeiro estado do hemisfério sul a negociar o compromisso Race to Zero com o governo do Reino Unido”, disse

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando alio, também reafirmou o compromisso do governo com investimentos em energia limpa:

“Para nós, é uma enorme honra poder ter em nosso estado esse lançamento tão importante. Somos um estado que acolhe e faz de tudo para gerar o melhor ambiente de negócios possível para quem quiser investir e gerar emprego aqui.”

Especificações do ônibus

O protótipo, configurado sobre um chassi de 18 toneladas, possui autonomia estimada em 60 milhas com um tempo de recarga de dez minutos em um pantógrafo de 300 kW. Equipado com quatro pacotes de baterias de lítio com ânodo contendo nióbio, cada pacote tem capacidade útil de até 30 kWh.

A estrutura do ânodo de NTO (óxido de nióbio e titânio) permite ar uma recarga ultrarrápida e operar em temperaturas mais amenas, aumentando a vida útil e a segurança da bateria, além de reduzir o consumo de energia.

Testes

O período de testes será definido de acordo com a evolução da aplicação. No prazo médio, pretende-se expandir para uma pequena frota para validação. Todos os componentes serão monitorados em tempo real para melhorias na tecnologia. A expectativa é que a bateria com tecnologia NTO esteja disponível no mercado em 2025.

Ricardo Lima, CEO da CBMM, comentou sobre o crescimento sustentável do mercado de nióbio e as novas aplicações

“Buscamos o crescimento sustentável do mercado de nióbio, fomentando novas aplicações e tecnologias para diversos indústrias”.

Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, destacou a importância estratégica do projeto para o desenvolvimento da eletromecânica.

“Nos antecipamos às tendências mundiais e buscamos lideramos a transformação da indústria, com parceiros de referência como a CBMM”, ressalta.

O ônibus será utilizado inicialmente para o transporte de funcionários da CBMM, operando diariamente em uma rota fixa com recargas no início ou fim do trajeto.

A operação fornecerá dados essenciais sobre a bateria NTO e o veículo, com o objetivo de realizar ajustes necessários para futuras negociações.

Leia mais:

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 60 milhões

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade