BH vai ganhar Unidade de Alta Complexidade Oncológica

O serviço terá 36 pontos de quimioterapia e funcionará em um prédio de 11 andares. Foto: Divulgação/PBH.

Foi apresentada na última segunda-feira, ao secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, a estrutura da nova Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), que será inaugurada pela Feluma no segundo semestre deste ano.

A implantação desse serviço conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e ampliará a oferta de tratamentos oncológicos para os moradores da cidade e de todo o estado de Minas Gerais.

A visita contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, da secretária de Estado Adjunta de Saúde da SES-MG, Poliana Cardoso Lopes, e do presidente da Feluma, Wagner Eduardo Ferreira.

A Unacon, prevista para ser inaugurada em setembro de 2024, será integralmente financiada pelo SUS. Entre as inovações do novo serviço, destaca-se o “fast track oncológico”, um modelo que permite a realização rápida de consultas e exames para o diagnóstico de câncer.

Publicidade

A unidade também oferecerá consultas especializadas e exames para os tipos de câncer mais prevalentes, como cólon, colo de útero, próstata e mama, além de tratamentos onco-hematológicos conforme a demanda da Secretaria Municipal de Saúde.

Danilo Borges Matias, secretário municipal de Saúde, ressaltou a importância da nova unidade: “É um importante incremento para Belo Horizonte. Há décadas o município não habilitava um novo serviço oncológico com atendimento pelo SUS.

A ampliação na oferta de serviços oncológicos é muito oportuna para garantirmos ainda mais agilidade aos pacientes, tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento”.

Atualmente, Belo Horizonte possui sete hospitais habilitados para assistência oncológica pelo SUS, que realizaram cerca de 141 mil atendimentos em 2023, incluindo cirurgias e tratamentos.

A Unacon proporcionará um cuidado integral, permitindo que os pacientes realizem exames, recebam diagnósticos e iniciem tratamentos no mesmo local. O serviço terá 36 pontos de quimioterapia e funcionará em um prédio de 11 andares.

Além disso, a nova unidade expandirá o número de leitos no Hospital Universitário Ciências Médicas, dedicados a pacientes oncológicos.

A unidade também oferecerá uma ampla gama de exames, incluindo ultrassom, ressonância magnética, colonoscopia, biópsia guiada e exames anatomopatológicos. Para o tratamento, serão realizadas quimioterapia e cirurgias oncológicas, com garantia de referência para radioterapia.

A nova Unacon representa um avanço significativo na oferta de serviços oncológicos em Belo Horizonte, proporcionando diagnósticos e tratamentos mais rápidos e eficientes, e ampliando a capacidade de atendimento para pacientes oncológicos na região.

Leia mais:

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade