BH em situação de emergência por causa da dengue

Este é o pior ano da doença, segundo secretaria de Saúde de Minas. Foto: Fernando Frazão/Agência Br.

Decreto foi publicado neste sábado no DOM.

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), decretou situação de emergência em saúde pública na cidade devido ao aumento de casos de dengue, chikungunya e vírus zika.

Até o momento, a cidade registrou 3.716 casos de dengue neste ano. E o estado já contabiliza 18 mortes.

As mortes pela doença foram registradas em Belo Horizonte (4), Cordisburgo (2), Ribeirão das Neves (2), Arceburgo (1), Bocaiúva (1), Conselheiro Lafaiete (1), Crucilândia (1), Jequitaí (1), Lagoa Santa (1), Monte Belo (1), Nepomuceno (1), Sarzedo (1) e Sete Lagoas (1).

Publicidade

O decreto da PBH considera a circulação simultânea de três sorotipos do vírus da dengue e a presença do vírus da chikungunya na cidade.

O decreto de emergência terá validade por 180 dias, podendo ser prorrogado, e permite aquisição de bens e serviços sem licitação para combater as doenças.

O estado de Minas Gerais também já havia decretado situação de emergência para combater as arboviroses, e o secretário de Saúde do estado afirmou que este é o pior ano da dengue na história do estado.

A população não está imune aos novos sorotipos do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, contribuindo para a disseminação da doença.

Leia mais:

Presídios de Segurança Máxima terão reconhecimento facial

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade