Dois milhões se inscreveram.
Termina, hoje, às 23h59, o prazo de inscrição para o Concurso Público Nacional Unificado (NU), que visa contratar 6.640 servidores públicos para 21 órgãos federais.
O número de inscritos atingiu o recorde de dois milhões de candidatos hoje, mas ainda há 700 mil que precisam pagar a taxa de inscrição para confirmar a participação.
A prova será realizada em 220 cidades de todos os estados e no Distrito Federal, agendada para o dia 5 de maio.
Os candidatos podem concorrer a uma ou mais carreiras em um dos blocos temáticos dos oito editais.
Recentemente, os editais foram retificados para corrigir ambiguidades e informações imprecisas.
As mudanças incluíram vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD) e pessoas negras, além de ajustes nas exigências de formação para determinadas vagas.
O objetivo é garantir a observância dos princípios constitucionais da istração pública e melhorar a seleção dos profissionais mais adequados.
Os candidatos devem ficar atentos às mudanças e às documentações necessárias em caso de aprovação, de acordo com orientações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo processo seletivo.
Este é o primeiro concurso público nacional unificado do governo federal, onde os candidatos podem concorrer a mais de um cargo em diferentes órgãos, pagando apenas uma taxa de inscrição.
As taxas variam de R$ 60 para nível médio e R$ 90 para ensino superior.
Os candidatos que tiveram os pedidos de isenção negados podem pagar a taxa até o final do período de inscrição, realizado pela página da Cesgranrio, a banca do processo seletivo, por meio da conta gov.br.
Os candidatos inscritos poderão verificar os dados finais da inscrição em 29 de fevereiro e o local da prova em 29 de abril.
Os resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação estão previstos para 3 de junho, enquanto a divulgação do resultado final e da classificação dos aprovados é esperada para 30 de julho