Nova Lima discute gestão de resíduos sólidos

[gspeech-circle]
A Prefeitura renovou o contrato de prestação de serviços com a Associação dos Catadores de Papel e Materiais Recicláveis (Ascap)/Prefeitura de Nova Lima.

Coleta seletiva abrange 33 bairros.

A Prefeitura de Nova Lima realizou, hoje, o Seminário da Coleta Seletiva.

O evento teve como objetivo discutir a gestão de resíduos sólidos em Nova Lima, com foco na coleta seletiva.

Foram apresentados diagnósticos detalhados sobre atores sociais e setores de reciclagem.

Publicidade

O seminário reuniu representantes da Associação dos Catadores de Papel e Materiais Recicláveis (Ascap), catadores individuais, deposeiros, autoridades locais e estaduais, estudantes, empreendedores e empresas da região.

Durante o evento, a Lei 1804/2004, que estabeleceu a Coleta Seletiva na cidade, foi debatida, juntamente com uma Palestra Magna.

O encontro não se limitou a atividades técnicas e incluiu uma exposição de produtos artísticos feitos a partir de materiais recicláveis.

A Prefeitura de Nova Lima renovou o contrato de prestação de serviços com a Associação dos Catadores de Papel e Materiais Recicláveis (Ascap) em outubro de 2023, fortalecendo a parceria para aprimorar a coleta seletiva.

A renovação do contrato destaca o compromisso da Prefeitura com a inclusão social dos catadores e o fortalecimento da cadeia de reciclagem no município.

O novo contrato inclui inovações, como a remuneração considerando não apenas a tonelagem de material recolhido, mas também a quilometragem percorrida, medida por meio do uso de GPS nos veículos.

As alterações no contrato proporcionaram um ganho adicional de R$700,00 no primeiro mês de implementação para os catadores, melhorando suas condições de trabalho.

A coleta seletiva em Nova Lima apresentou resultados positivos, abrangendo 33 bairros e alcançando uma projeção de cerca de 600 toneladas a cada semestre.

O texto destaca a importância da participação da comunidade na coleta seletiva, incentivando a separação correta dos materiais recicláveis para facilitar o trabalho dos catadores.

São fornecidas dicas sobre como separar corretamente os materiais recicláveis, incluindo conhecimento sobre os tipos de materiais, garantir que estejam limpos e evitar misturas com lixo orgânico, comum ou perigoso.

Destaca-se que a contribuição individual faz a diferença na preservação do meio ambiente e na valorização dos catadores.

A importância da conscientização e participação da comunidade na coleta seletiva,  foi destaque  na reunião chamando para o papel fundamental dos catadores e ações para promover a sustentabilidade.

Leia mais:

Carmo da Mata poderá ter um centro industrial

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade