Serão ofertadas 600 novas vagas
A Prefeitura de Nova Lima vai inaugurar até o final do ano, 11 novas creches, entre próprias e conveniadas, que vão se somar às outras seis unidades já existentes, o que deverá suprir ainda mais a demanda por vagas para crianças de 0 a 3 anos na cidade. Serão geradas cerca de 600 novas vagas para atender às famílias nova-limenses.
A primeira unidade educacional municipal inaugurada foi a Creche Olga Ramos Cruz, no bairro Água Limpa. O espaço tem capacidade para atender 100 crianças de 0 a 3 anos.
As demais são fruto da parceria firmada, em janeiro, pela prefeitura da cidade com quatro organizações da sociedade civil (OSCs). Estão sendo instaladas mais quatro unidades na Sede, quatro na Região Noroeste e duas na Região Nordeste.
Todo o trabalho das entidades contratadas está sendo acompanhado de perto pela assessoria técnica da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de assegurar um ensino de qualidade e a aprendizagem das nossas crianças.
As OSCs também devem disponibilizar sistema de monitoramento e vigilância 24 horas em todas as unidades, garantir a organização, manutenção e limpeza dos espaços, dentre outros serviços.
Outras creches conveniadas já inauguradas são a Ipê Amarelo, no Bicame; a Vale do Flamboiã e a Flor de Cerejeira, no Jardim Canadá; e a Tamanduá Mirim, no bairro José de Almeida. Dessa forma, Nova Lima a a contar com creches bem equipadas e preparadas para atender crianças na primeira fase da infância.
Outras creches conveniadas também serão inauguradas, até o final do ano, nos bairros Vale do Sol, Macacos, Honório Bicalho, Fazenda do Benito, Vila Madeira e Bom Jardim.
Além de oferecerem um ambiente seguro para que a criança se desenvolva nos primeiros anos de vida, as creches permitem, também, que os pais possam equilibrar a vida familiar com a profissional, entre outras possibilidades, sabendo que seus filhos estão em boas mãos e sob a supervisão da Prefeitura.