Há algumas viagens que são dedicadas aos momentos de reflexão e tranquilidade, em que é possível se desconectar da agitação do dia a dia e contemplar a natureza.
E na vibe do nadismo,que nos desafia a um momento de descanso verdadeiro, separamos boas opções na Estrada Real de lugares para relaxar, esvaziar a mente e encher os olhos com paisagens que transmitem paz!
Vale do Matutu
Vilarejo rural de Aiuruoca, força o turista a se desconectar e aproveitar o momento, bem como a simplicidade da natureza e do ecoturismo, já que lá não tem o à wi-fi ou à rede móvel do celular.
Local excelente para relaxar pelo fato,e aproveitar as atividades em meio à natureza, como trilhas e banhos de cachoeira, além de uma alimentação natural e saudável.
A 1.300 metros de altitude, o Vale do Matutu é uma Área de Proteção Ambiental, e fica a 20km do centro de Aiuruoca, até a porta de entrada que conta com um casarão datado de 1904.
Neste casarão, Patrimônio Histórico da cidade,os turistas são recebidos com um café bem regional com muitos bolos diferentes.
As cachoeiras do Vale são um convite para uma hidromassagem natural, como a da Cachoeira do Meio, que além da cascata, possui uma prainha.
Tem ainda a Cachoeira dos Macacos, o Poço das Fadas, ideal para banho com águas cristalinas e esverdeadas e uma pequena queda d’água, e Cachoeira do Fundo, com 120 metros de queda.
Parque Natural do Caraça
O Parque Natural do Caraça, é um destino ideal para curtir o sossego e o céu estrelado. Hospedar-se no Santuário do Caraça presenteia com a oportunidade de ver o lobo-guará, na calada da noite ir buscar carne da bandeja a poucos metros de distância.
As águas que descem das montanhas formam belas cascatas e cachoeiras como Cascatinha, Cascatona, Bocaina e Belchior, com suas águas intensamente ferruginosas. O Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens é conhecido como a primeira igreja neogótica do Brasil e tem na sua entrada um jardim que foi planejado como um pequeno labirinto verde.
Ainda no Santuário, oturista também pode conhecer o processo de produção do vinho em uma adega.
Inhotim
Contemplar a natureza e obras de arte, também é uma forma de descanso para o corpo e mente, e em Inhotim, na cidade de Brumadinho, reserva aos visitantes um museu a céu aberto que combina obras de arte com a natureza original da região, compondo uma paisagem cheia de cores e vida.
Aberto em 2006, o Museu tem além alamedas cobertas de palmeiras raras, onde o turista se encanta com os famosos bancos do artista plástico Hugo França, em meio a uma arquitetura inovadora.
Foto: Pedro Vilela/Mtur.
O Jardim de Todos os Sentidos é um dos lugares para relaxar,em um espaço multissensorial que estimula percepções a partir do contato com plantas aromáticas, medicinais e condimentares.
Ou então, ficar horas e mais horas contemplando cenários, como o do Jardim de Narciso, em que um espelho d’água é coberto por esferas de aço inoxidável, e ainda, a Invenção da Cor, uma composição baseada em figuras quadradas e retangulares de diversas cores e materiais dispostas pela grama, que com a presença da luz natural é modificada a cada instante, gerando momentos de plena imersão.
Biribiri
Localizado num vale, entre serras rochosas, o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico de Biribiri, tombado pelo IEPHA, é o lugar perfeito para quem procura paz e sossego. Nesse povoado bucólico e agradável, o turista encontra espaço para caminhar e curtir a natureza, além de duas lindas cachoeiras, a da Sentinela e a de Cristais.
Fundada no final do século XIX, Biribiri foi uma das primeiras comunidades fabris de Minas Gerais. O povoado cresceu ao redor da Companhia Industrial de Estamparia que existia ali. A fábrica foi desativada em 1876, mas a sua sede, o teatro, a escola, as residências operárias e a igreja dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, que abriga um relógio doado pela Coroa Portuguesa, ainda estão conservadas.
Composta por cerrado, matas de galeria e campos rupestres, a exuberante natureza de Biribiri guarda as grandes estrelas do local, as Cachoeiras da Sentinela e dos Cristais.
Com formações rochosas entremeadas de vegetação de campos rupestres, a cachoeira da Sentinela, possuipoços de águas cristalinas, formados a partir de uma sequência de quedas, proporcionando deliciosos e relaxantes banhos.
A Cachoeira Cristais é ideal para relaxar e aproveitar o dia. Essa é uma das cachoeiras mais frequentadas pelos banhistas por sua beleza e suas duas quedas d’água, de dois metros cada uma, com diversos filetes e poços d’água, além de uma piscina natural, ideal para um refrescante banho ou um relaxante descanso.
Fazer nadismo na Estrada Real é ir para um desses destinos, deitar embaixo de uma árvore, em uma sombra e aproveitar a paisagem e as boas companhias, aquietando a mente e descansando o corpo.
Estrada Real: Uma estrada, seu destino!
Daniel Magalhães Junqueira
78