Arrogante

Então, em vez de querer impor suas qualidades, pense em quanto você pode melhorar como ser humano.

Alô a todos!

Primeiro, que esta sexta-feira seja SANTA de verdade, no sentido de que todas as bênçãos que você merece venham até você.
Você já percebeu que somos muitas vezes arrogantes e que nos sentimos acuados,ameaçados, no trabalho, com os amigos, com os menos favorecidos pela sorte, sem muitas vezes não nos dar conta disso?

Mas o que é na verdade a arrogância?
Arrogância é um forte orgulho ou atitude de extrema auto importância, em particular, uma perda de contato com a realidade e superestima das próprias competências ou capacidades. A arrogância também está associada à falta de humildade e amor a si mesmo.

Publicidade

Por vezes, está relacionada com a autoimagem inflada, o que explica também a sua raiz latina derivada de vaidade.
É uma atitude considerada prejudicial e que promove uma cultura negativa, algumas fontes, no entanto, também indicam que a arrogância significa se orgulhar e tomar autoria pelo trabalho de outro. A arrogância é diferente de autoconfiança ou autoestima sendo uma “proteção” para a insegurança.

Segundo o psicanalista Abrão Slavutzky, a arrogância é um opositor dos opositores do humor, “o indivíduo arrogante não discute, não escuta, pois acredita, sinceramente, ter razão.
Ou seja, todo arrogante é, no fundo um inseguro, um apaixonado pelo próprio umbigo, que não “está nem aí” para outros que ele jura serem inferiores.

Mas a gente olha para alguém que se destaca, seja pelas palavras ditas por eles ou por outros e o chama de arrogante. Não será VOCÊ o tipo mais escroto de arrogância, aquele que não permite que o outro esteja certo?
É uma questão de ângulo. Nós medimos o outro pela NOSSA régua, o que, por si só é um ato inequívoco de arrogância.
As réguas são muitas e as medidas são variáveis… Ser rico(a), bonito(a) é ser arrogante? Não. A arrogância é um sentimento. Você se vê rico e bonito. Mas nem o Elon Musk e nem a Giselle Bunchem acham o mesmo. E aí? Vai discutir?

Insisto: Ser arrogante não é ser autoconfiante. São pesos e medidas diferentes. A verdade é que alguém pode não preencher o seu padrão de riqueza. Mas, ser rico o que é? Poder ter a tranquilidade de fazer o que bem entender, onde bem quiser? NÃO! Quem é rico tem os seus demônios; muitas vezes medo, insegurança, falta de tranquilidade. Ser belo(a) não é conquistar tudo o que deseja.

O belo pressupõe sempre uma preocupação fútil de procurar o espelho: “Espelho, espelho meu existe alguém mais bela do
que eu” – lembra?

Então, em vez de querer impor suas qualidades, pense em quanto você pode melhorar como ser humano.
E não seja prepotente. Saiba sempre ser HUMILDE, sem ser covarde. Sem baixar a cabeça quando apenas seu adversário fala mais alto. Ninguém tem elementos para humilhar o outro.

Não seja como aquele médico que PENSA que é Deus. Nem aquele Juiz de Direito que TEM CERTEZA disso.
Seja feliz, porque você merece. Mas quem é bem sucedido “montando” nas costas dos outros é simplesmente oportunista.
O maior homem do mundo morreu de braços abertos para que você não cruzasse os seus.

Siga em frente e seja feliz!

Até a próxima semana.

José Francisco Resende

As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do portal Balcão News.

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade