A Estrada Real possui uma grande diversidade de atrações e oferece vários tipos de turismo, entre eles turismo espeleológico ou o espeleoturismo, que de acordo com a ABNT é “Atividades desenvolvidas em cavernas (grutas, lapas, tocas e afins), oferecidas comercialmente, em caráter recreativo e de finalidade turística”.
A Espeleologia é uma ciência interdisciplinar que objetiva estudar as cavidades naturais e, para isto, tem em sua base diversas áreas do conhecimento, dentre elas, o Turismo.
As cavernas sempre causam sensações diferenciadas, variando entre medo, curiosidade e deslumbramento, mas proporcionam vários tipos de diversão, associados a inúmeras paisagens, variando entre possibilidades contemplativas, interativas e até mesmo espirituais ou esotéricas.
Para quem gosta de aventura e uma boa dose de história natural, encontra na Gruta da Lapinha (foto), em Lagoa Santa, um eio imperdível. A gruta é um maciço calcário formado há 600 milhões de anos pelos restos marinhos do fundo do mar que cobria toda a região da bacia do Rio das Velhas. Os visitantes se deslumbram pela beleza dos grandes salões formados pela dissolução da rocha calcária, com paredes de cor cinza, gelo ou brancas, algumas delas brilhantes devido aos minúsculos cristais de calcitas, adornados por belas estalactites e estalagmites.
O Circuito Lapinha, uma pequena trilha que começa ao lado da gruta da Lapinha e termina na gruta da Macumba, leva os turistas de encontro com o universo da escalada. No percurso encontram-se vias de escalada e diversas cavernas, além da conhecida gruta da lapinha.
Luminárias possui cerca de uma dezena de cavernas cadastradas, mas nem todas podem ser exploradas turisticamente devido a fatores ligados à segurança.
Foto: José Vasconcelos Neto/Flirck
As Grutas do Cálice (foto) e a do Lobo, os turistas tem a oportunidade de ar por três lindas cachoeiras: Cachoeira da Dona, Cachoeira da Jandira e Cachoeira da Serra Grande.
A gruta da Bruxa é a mais distante de todas, de rara beleza, apresenta uma pequena cascata interna e fica em Luminárias nas divisas de Sobradinho distrito de São Thomé das Letras.
Consolidado como o principal atrativo para o espeleoturismo no município, a gruta da Serra Grande apresenta interessante estética devido às suas dimensões de entrada e saída, tendo inclusive uma nascente interna. Em seus 300m de extensão podem ser observados estalagmites, o que é bem raro para cavidades em quartzito.
Foto: SEE/UFOP.
No Parque Estadual Serra do Ouro Branco, além da beleza da Gruta da Igrejinha (foto), a área possui um grande valor histórico-científico-cultural. Conhecida desde o inicio da década de 30, a partir da década de 1960, é utilizada para estudos científicos e atividades de cunho educacional. Constitui uma das maiores cavidade subterrânea do Brasil, em mármore, alcança 932 m de desenvolvimento linear mapeados, e um salão de aproximadamente 2.540 m².
A Gruta do Centenário, em Catas Altas, é a maior do mundo em quartzito, totalizando 3.790 m de projeção horizontal e -481 m de desnível, caracterizando o maior desnível do Brasil em qualquer litologia, faz parte do conjunto do Pico do Inficionado. O seu nome foi uma homenagem ao centenário da Independência do Brasil (1922). O local impressiona por suas dimensões e vegetação.
A constituição geológica de Diamantina favoreceu formações rochosas como as Grutas do Salitre e Tromba D’Anta. As grutas foram, historicamente, utilizadas para extração de salitre para a fabricação de pólvora e hoje fazem parte dos roteiros turísticos.
Destaque para a Gruta do Salitre é ideal para espeleoturismo, além de rapel e escalada. Para entrar na gruta, a-se por uma fenda vertical de 10 metros de largura por 70 metros de altura. Em seguida há uma escada que leva a um grande adro semi-aberto, repleto de rochas e árvores.
Para explorar o interior das cavernas é importante se estar com a vestimenta e equipamentos adequados e conhecer os procedimentos específicos para a sua exploração e acompanhado de guias credenciados.
E lembre-se sempre dos Dez Mandamentos do ecoturista:
1. Amarás a Natureza sobre todas as coisas.
2. Honrarás e preservarás o bom humor;
3. Estarás sempre pronto a colaborar;
4. Serás capaz de te adaptares aos imprevistos;
5. Utilizarás os serviços dos guias credenciados;
6. Não reclamarás;
7. Não invocarás o nome do guia em vão, para perguntar se falta muito para chegar;
8. Não matarás mosquitos, formigas e carrapatos;
9. Não considerarás chuvas, atoleiros ou pontes quebradas como imprevistos;
10. Não poluirás o meio-ambiente.
E você, em qual dessas cavernas e grutas irá se aventurar?
Estrada Real: Uma estrada, seu destino!
Daniel Magalhães Junqueira
72