O Galo é o primeiro finalista do Campeonato Mineiro. Na tarde deste sábado (18), no Independência, a vitória por 1 a 0 sobre o Athletic, no jogo de volta da semifinal, garantiu para o Atlético participação na 17ª final consecutiva do Estadual, recorde nacional.
O gol foi marcado por Hulk (foto), aos sete minutos do segundo tempo, após roubada de bola de Paulinho no campo de ataque.
O adversário na decisão será conhecido neste domingo (19), quando América e Cruzeiro se enfrentarão no segundo jogo da outra semifinal. A primeira partida terminou com vitória americana por 2 a 0.
Próximo desafio no calendário alvinegro, as finais do Campeonato Mineiro estão previstas para 1º e 8 de abril. Antes, no dia 27 de março, acontecerá o sorteio da fase de grupos da Libertadores, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.
Paulinho comemora vaga na decisão
Jogador teve participação decisiva no gol da classificação.
O atacante Paulinho (foto) se mostrou muito feliz com a classificação do Galo para a final do Campeonato Mineiro. Um dos destaques da equipe neste começo de temporada, o Camisa 10 disse que foi muito importante para o Galo alcançar a 17ª decisão consecutiva do Estadual.
“É muito importante a gente estar nesta final, em busca do tetracampeonato. É algo importantíssimo para o Galo neste ano de 2023”, afirmou. “Espero que a gente possa dar essa alegria para a torcida”.
Paulinho parabenizou o Athletic pela boa campanha no Estadual. De acordo com ele, a equipe de São João Del Rei dificultou bastante as coias para o Atlético nos dois jogos, embora, hoje, a equipe estava um pouco desgastada em razão da intensidade do jogo da última quarta-feira, que garantiu a presença do Galo na fase de grupos da Libertadores.
“O primeiro tempo foi difícil, a gente sabia que ia ser, mas tínhamos que estar inteiros no jogo, conscientes de que, a qualquer momento, poderíamos fazer um gol, e ser inteligente na marcação, cobrir os espaços”, disse o atacante, que descreveu sua ação decisiva no lance do gol marcado por Hulk. “Vi que o zagueiro começou a conduzir a bola para a perna esquerda dele, a perna ruim, e vi que ele ia ficar desequilibrado, ter que ajeitar muito o corpo para bater na bola. Fui mais rápido, consegui dar o tapa ali pro Hulk e ele foi feliz de fazer o gol”.
Coudet elogia determinação da equipe
Treinador comemorou vaga na decisão.
“O que os jogadores fizeram hoje, tendo que jogar mais um jogo decisivo menos de três dias depois da partida de quarta-feira, pela Libertadores, é de se destacar e me deixou muito contente”, afirmou o técnico Eduardo Coudet após a vitória sobre o Athletic, resultado que garantiu ao Galo uma vaga na decisão do Campeonato Mineiro. A partida foi disputada neste sábado, no Independência.
De acordo com o treinador, o Galo conseguiu, no segundo tempo, superar o bom planejamento tático que o adversário fez no primeiro tempo. “Criamos bastante e nos faltou o último e para finalizar a partida muito antes”, afirmou Coudet.
Segundo o treinador, embora o Atlético não tenha ampliado o placar para matar o jogo, o time não sofreu muito. “Claro que, ao não fazer o segundo gol, sempre se tem a sensação de que uma bola parada pode igualar tudo, mas marcamos muito e estivemos muito atentos. Não estivemos tão certeiros nas finalizações, mas fomos justos ganhadores”.
Coudet falou da expectativa para a decisão: “Não importa o adversário, vamos preparar o jogo da melhor maneira, sempre com o objetivo de ganhar”, concluiu o comandante alvinegro.