Entenda como surge o herpes ocular

Os sintomas vão depender da fase da doença, mas geralmente incluem turvação visual, irritação, coceira, inchaço, vermelhidão, lacrimejamento e sensibilidade à luz.

Pequenas bolhas agrupadas, dor e coceira são os sintomas mais comuns da infecção causada pelo vírus do herpes. A ceratite herpética é uma condição infecciosa que afeta a córnea. Essa condição é causada pelos vírus da família herpes, o mesmo vírus que causa o herpes labial, genital e a catapora. A infecção por herpes é comum, e a estimativa, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é que 67% da população mundial com menos de 50 anos tenha a infecção pelo HSV-1.

O contágio acontece através do contato direto com as lesões da pele ou das mucosas infectadas. Pode ser transmitido por meio de contato íntimo, como beijar, compartilhar utensílios de comida ou bebida, sexualmente, ou através do contato com uma área infectada, como durante o parto vaginal em mulheres infectadas.

 A infecção ocular se inicia quando o vírus tem contato com a superfície ocular e tende a se apresentar de forma similar a uma conjuntivite simples, sendo quase impossível diferenciar uma da outra. Após a infecção, o vírus se move para o gânglio do nervo sensitivo ocular onde permanece latente.

Publicidade

 O vírus pode reativar em momentos diferentes, causando o surgimento de novas lesões. Algumas pessoas com herpes nunca apresentam sintomas, enquanto outras podem experimentar sintomas graves e frequentes recorrências. A recorrência da infecção pode ocorrer devido à estresse, febre, exposição à luz ultravioleta ou outras condições que afetam o sistema imunológico.

 Os sintomas vão depender da fase da doença, mas geralmente incluem turvação visual, irritação, coceira, inchaço, vermelhidão, lacrimejamento e sensibilidade à luz. O diagnóstico de ceratite herpética normalmente é clínico, feito por um oftalmologista, e o tratamento deve ser iniciado o quanto antes a fim de evitar sequelas. Inclui o uso de antivirais orais ou tópicos, como aciclovir, valaciclovir e fanciclovir. O médico poderá recomendar o uso prolongado de medicação em pacientes cujo vírus tem reativações recorrentes. Além disso, os corticosteroides tópicos podem ser usados para reduzir a resposta inflamatória a depender do tipo de recorrência do vírus.

 As pessoas que têm histórico de infecções por herpes simples devem tomar medidas para fortalecer seu sistema imunológico, como manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

Dr. Leonardo Coelho Gontijo

Oftalmologista do Instituto de Olhos Minas Gerais, especialista em córnea, catarata e cirurgia refrativa.

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade